VD23: Buraco negro supermassivo fugitivo ou galáxia plana?

https://www.iac.es/en/outreach/news/mystery-runaway-supermassive-black-hole-solved
Imagem do objeto VD23 observado com o Telescópio Espacial Hubble nos mostra acima a emissão na parte ultravioleta do espectro. Meio: imagem ultravioleta de uma galáxia local sem protuberância e observada de lado (IC 5249). As semelhanças são óbvias. Abaixo: A mesma galáxia IC 5249 observada na parte visível do espectro. As escalas espaciais das três imagens são idênticas. Crédito: Telescópio Espacial Hubble

Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) mostrou que a estrutura incomum e fina de estrelas VD23, recentemente descoberta pelo Telescópio Espacial Hubble, pode ser uma galáxia privada de bojo, vista de perfil. Essa descoberta vai contra a interpretação original de que um buraco negro supermassivo em fuga estava deixando um rastro de estrelas em seu rastro. A nova interpretação foi publicada na revista Astronomy and Astrophysics Letters.

Um misterioso rastro de estrelas formado há oito bilhões de anos e recentemente descoberto pelo Telescópio Espacial Hubble tem sido um desafio para diversos grupos de pesquisa. Seu tamanho é semelhante ao da Via Láctea, e essa estrutura muito longa e estreita deu origem a várias explicações sobre sua origem.

https://www.iac.es/en/outreach/news/mystery-runaway-supermassive-black-hole-solved
Comparação entre o “objeto” VD23 e uma galáxia perfilada no Universo local (IC 5249): imagens (a e b) a intensidade ao longo da trajetória (c e d) e sua velocidade de rotação (e). Este objeto e o IC 5249 são extremamente semelhantes em todos os seus parâmetros físicos, o que apoia a ideia de que o “objeto” é realmente uma galáxia perfilada e sem bojo.

De acordo com uma hipótese inicial controversa, esse rastro de estrelas poderia ser o resultado da passagem de um buraco negro supermassivo por uma enorme nuvem de gás. Essa ideia rapidamente inflamou a imaginação da comunidade astronômica, porque ela requer um grande conjunto de circunstâncias excepcionais complexas. Por esta razão, várias equipas científicas continuaram a explorar cenários diferentes e menos exóticos que poderiam explicar as observações.

Em um estudo recente, os pesquisadores do IAC chegaram à conclusão de que essa estrutura incomum de estrelas pode ser interpretada como uma galáxia sem protuberâncias (desprovida de bojo), vista de lado. Galáxias desse tipo, também chamadas de galáxias finas ou planas, são relativamente comuns.

Jorge Sanchez Almeida, pesquisador do IAC e primeiro autor do artigo, explicou:

Os movimentos, o tamanho e a quantidade de estrelas condizem com o que já foi visto nas galáxias do universo local. É um alívio ter encontrado a solução para este mistério, o novo cenário proposto é muito mais simples. Em certo sentido também é uma pena, porque se espera a existência de buracos negros fugitivos, e este poderia talvez ser o primeiro a ser detectado.

Jorge Sanchez Almeida

Para apoiar a hipótese da interpretação nos termos de uma galáxia, a equipe comparou a misteriosa estrutura VD 23 com uma conhecida galáxia local sem protuberância, IC 5249, que tem uma massa semelhante de estrelas, e encontrou uma concordância surpreendente. Nas palavras de Mireia Montes, investigadora do IAC e coautora do artigo, encontrou-se:

…quando analisamos as velocidades desta distante estrutura de estrelas percebemos que eram muito semelhantes às obtidas a partir da rotação das galáxias, pelo que decidiu comparar uma galáxia muito mais próxima e descobriu que elas são extraordinariamente semelhantes.

Mireia Montes

Relação Tully-Fisher

https://www.iac.es/en/outreach/news/mystery-runaway-supermassive-black-hole-solved
Relação entre a velocidade de rotação de uma galáxia e sua massa estelar (pontos cinza). Esta é a conhecida relação de Tully-Fisher, que caracteriza as galáxias (que é básica para medir as distâncias das galáxias a partir de suas velocidades de rotação observadas e luminosidades aparentes). O objeto medido está em consonância com a relação Tully-Fischer, como seria de esperar para qualquer galáxia de disco.

Ignacio Trujillo, pesquisador do IAC que participou do estudo, afirmou:

Também analisamos a relação entre a massa da suposta galáxia e sua velocidade máxima de rotação e descobrimos que, de fato, é uma galáxia que se comporta como uma galáxia. É um objeto interessante, porque é uma galáxia de grande porte a uma distância muito grande da Terra, onde a maioria das galáxias possui tamanho menor.

Ignacio Trujillo

As próximas observações permitirão o estudo deste objeto com maior nível de detalhes.

O Artigo Científico assinado por Jorge Sanchez Almeida, Mireia Montes e Inácio Trujillo, intitulado “Super-massive black hole wake or bulgeless edge-on galaxy?” está disponível em A&A, 2023. DOI: https://doi.org/10.1051/0004-6361/202346430

Fonte

IAC: The mystery of the runaway supermassive black hole, solved

._._.

aa46430-23-Supermassive-black-hole-wake-or-bulgeless-edge-on-galaxy

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!