A estrela em fuga Alpha Camelopardalis por André Vilhena

https://apod.nasa.gov/apod/ap230428.html
Alpha Camelopardalis e seu arco de choque (ao centro) por André Vilhena

Como um navio navegando pelos mares cósmicos, a estrela fugitiva Alpha Camelopardalis produziu esta graciosa onda em arco ou arco de choque. A massiva estrela supergigante se move a mais de 60 quilômetros por segundo através do espaço, comprimindo o material interestelar em seu caminho.

No centro dessa visão de quase 6 graus de largura, o astro se destaca no centro da imagem com seu arco de choque.

A cerca de 4.000 anos-luz de distância, na direção da constelação de Camelopardalis, a estrela em fuga também produz um forte vento estelar.

O arco de choque do Alpha Cam fica a cerca de 10 anos-luz da própria estrela.

Essas estrelas que se movem rapidamente são chamadas de estrelas fugitivas. A distância e a velocidade do Alpha Cam são um tanto incertas.

Alpha Cam tem cerca de 25 a 30 vezes a massa do Sol, é 5 vezes mais quente (30.000 kelvins) e mais de 500.000 vezes mais brilhante.

Provavelmente está entre 1.600 e 6.900 anos-luz de distância e se movendo a uma velocidade surpreendente de algo entre 680 e 4.200 quilômetros por segundo.

Alpha Cam acelera as coisas em uma marcha diferente. Para colocar sua velocidade em perspectiva, se Alpha Cam fosse um avião voando direto do Oiapoque ao Chuí a 4.200 km/s, levaria apenas ‘um segundo’ para cruzar o Brasil de norte a sul.

https://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/news/wise20110310.html
O Wide-field Infrared Survey Explorer da NASA, ou WISE, capturou esta imagem da estrela Alpha Camelopardalis, ou Alpha Cam, na linguagem dos astrônomos, acelerando pelo céu como um motociclista passando pelo tráfego na hora do rush. O grande arco vermelho é um choque de proa, semelhante à esteira na frente da proa de um navio na água. Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech

O que colocou esta estrela em movimento?

Os astrônomos acreditam que estrelas fugitivas são colocadas em movimento através da explosão de supernova de uma estrela companheira ou por meio de interações gravitacionais com outras estrelas em um aglomerado. Como Alpha Cam é uma estrela supergigante, ela emite um vento muito forte. A velocidade do vento é aumentada na direção em que a estrela está se movendo no espaço. Quando esse vento de movimento rápido atinge o material interestelar de movimento mais lento, um choque de proa é criado, semelhante ao rastro na frente da proa de um navio na água. O vento estelar comprime o gás e a poeira interestelar, fazendo com que aqueça e brilhe no infravermelho.

O arco de choque do Alpha Cam não pode ser visto na luz visível, mas no infravermelho o imponente arco de gás aquecido e poeira ao redor da estrela é revelado.

Fontes

WISE: Speed Demon Creates a Shock

APOD: Runaway Star Alpha Camelopardalis – Crédito: André Vilhena

https://www.astrobin.com/btpfxw/B/

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!