NGC 3628: A Galáxia do Hambúrguer por Mike Selby & Mark Hanson

https://apod.nasa.gov/apod/ap230414.html
NGC 3628: A Galáxia do Hambúrger por Mike Selby & Mark Hanson

Visões telescópicas nítidas da galáxia NGC 3628 mostram um disco galáctico inchado dividido por faixas de poeira escura.

Popularmente, este retrato da magnífica galáxia espiral de ponta faz com que alguns astrônomos se lembrem de seu apelido popular, a Galáxia do Hambúrguer. A imagem também revela uma pequena galáxia próxima (abaixo), provavelmente um satélite de NGC 3628, e uma cauda de maré muito fraca, porém longa.

A cauda estendida se estende por cerca de 300.000 anos-luz, mesmo além da borda esquerda do quadro. NGC 3628 compartilha sua vizinhança no universo local com duas outras grandes espirais M65 e M66 em um agrupamento também conhecido como Trio do Leão (Leo Triplet).

As interações gravitacionais com seus vizinhos cósmicos são provavelmente responsáveis ​​pela criação da cauda de maré, bem como pelo alargamento estendido e dobra do disco desta espiral.

Esse notável ‘universo-ilha’ em si tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro e reside a 35 milhões de anos-luz de distância na constelação do norte da primavera – Leão.

APOD: Portrait of NGC 3628 – Créditos©: Mike Selby & Mark Hanson

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!