Monte Olimpo: o maior vulcão do Sistema Solar

O maior vulcão do Sistema Solar reside em Marte – o Monte Olimpo (Olympus Mons).

https://mars.nasa.gov/gallery/atlas/olympus-mons.html
Monte Olimpo: o maior vulcão do Sistema Solar – Crédito: ESA Mars Express ESA/DLR/FUBerlin/AndreaLuck. Missão: ESA Mars Express Instrument: HRSC órbita: 21.692 em 01 de março de 2021

Embora tenha três vezes a altura do Monte Everest aqui na Terra, o ‘Olympus Mons’ não seria nada difícil para os humanos escalarem por causa de sua suave inclinação e a baixa gravidade do Planeta Vermelho.

Cobrindo uma área maior que a soma das cadeias vulcânicas Havaianas, a inclinação do ‘Olympus Mons’ tipicamente se eleva poucos graus na escalada até o topo.

Olympus Mons’ é um gigantesco vulcão escudo, construído por sua lava fluida, com 624 km de diâmetro e 25 km de altura. O vulcão marciano é circundado por uma escarpa de 6 km de altura. Uma caldeira de 80 km de largura está localizada no seu cume.

Para comparar, o maior vulcão da Terra é o Mauna Loa no Havaí. Mauna Loa é um vulcão escudo de 4.169 metros de altura (~10 km de altura desde sua base) e ~120 km de diâmetro. O volume de ‘Olympus Mons’ é cerca de 100 vezes maior que o do nosso vulcão Mauna Loa.

https://mars.nasa.gov/gallery/atlas/olympus-mons.html
Monte Olimpo em visão 3D

Uma crosta superficial relativamente estática permitiu que a lava se acumulasse com o tempo. Acredita-se que sua última erupção tenha ocorrido há cerca de 25 milhões de anos.

Por que o Monte Olimpo é tão grande?

A principal diferença entre os vulcões de Marte e da Terra é seu tamanho. Os vulcões na região de Tharsis, em Marte, são 10 a 100 vezes maiores do que os de qualquer lugar da Terra. Observa-se que os fluxos de lava na superfície marciana são muito mais longos, provavelmente como resultado de taxas de erupção mais altas e menor gravidade da superfície.

https://mars.nasa.gov/gallery/atlas/olympus-mons.html
Caldeirão de 80 km de diâmetro

Outra razão pela qual os vulcões em Marte são tão grandes é porque a crosta em Marte não se move da mesma forma que na Terra. Na Terra, os pontos quentes (‘hotspots’) permanecem estacionários, mas as placas da crosta se movem acima deles. As ilhas havaianas resultam do movimento para noroeste da placa do Pacífico sobre um ‘hotspot’ estacionário produzindo lava. À medida que a placa se move sobre o ‘hotspot’, novos vulcões são formados e os existentes são extintos aqui. Isso distribui o volume total de lava entre muitos vulcões, em vez de um grande vulcão. Em contrapartida, em Marte, a crosta permanece estacionária e a lava se acumula em um vulcão muito grande sobre um ‘hotspot’.

Comparando o Monte Olimpo com a França

A imagem em destaque foi capturada pela espaçonave robótica Mars Express da ESA (European Space Agency) atualmente em órbita do Planeta Vermelho.

… subindo o Monte Olimpo …

Fontes

NASA: Olympus Mons

APOD: Olympus Mons: Largest Volcano in the Solar SystemCréditos: ESADLRFU BerlinMars Express; Processing & CC BY 2.0 LicenseAndrea Luck

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!