M31: Andrômeda por Abdullah Al-Harbi

https://apod.nasa.gov/apod/ap230322.html
M31: a galáxia de Andrômeda – Crédito©: Abdullah Al-Harbi

Afinal, quão distante podemos ver sem auxílio de instrumentos? Sabemos que o mais distante objeto visível com certa facilidade com olho nu é o M31 [1], a grande galáxia de Andrômeda, que reside a cerca de mais de 2 milhões de anos luz.

Sem um telescópio, até essa imensa galáxia espiral aparece como uma tênue nebulosa na constelação de Andrômeda.

Na imagem vemos seu núcleo branco brilhante, raias de poeira escura e luminosos braços espiras azulados, juntamente com nebulosas avermelhadas de emissão. 

Abdullah Al-Harbi capturou esse maravilhoso mosaico digital telescópico com esforço de 15 horas de duração.

Como sabemos que essa espiral está realmente tão longe? Essa foi uma questão central do famoso debate Shapley-Curtis  de 1920. A distância até M31 foi determinada nos anos 1920 através de observações que resolveram estrelas individuais que mudavam seu brilho de forma a dar indício de sua distância real. Como resultado provou-se que Andrômeda é tal qual a nossa Via Láctea, uma conclusão que tornou (nos anos 1920) o Universo bem mais vasto que antes se pensava.

APOD: M31: The Andromeda Galaxy – Crédito©: Abdullah Al-Harbi

Nota [1]

A Galáxia de Andrômeda, também conhecida como Messier 31, M31 ou NGC 224 e originalmente a Nebulosa de Andrômeda, é uma galáxia espiral barrada com diâmetro de cerca de 46,56 kiloparsecs (152.000 anos-luz) e reside a cerca de 765 kpc (2,5 milhões de anos-luz) da Terra. O nome da galáxia deriva da área do céu da Terra em que aparece, a constelação de Andrômeda, que recebeu o nome da princesa que era esposa de Perseu na mitologia grega. A massa virial da Galáxia de Andrômeda é da mesma ordem de grandeza da Via Láctea, com 1 trilhão de massas solares (2,0 × 1042 kg). A massa de qualquer uma das galáxias é difícil de estimar com precisão, mas há muito se pensa que a Galáxia de Andrômeda é mais massiva que a Via Láctea por uma margem de cerca de 25% a 50%. Isso foi questionado por estudos recentes, indicando uma massa possivelmente menor para a Galáxia de Andrômeda e uma massa maior para a Via Láctea.

Leia: M31: Novas medidas apontam que a galáxia de Andrômeda tem aproximadamente a mesma massa que a nossa Via Láctea

A Galáxia de Andrômeda é o maior membro do Grupo Local em termos de extensão. Estima-se que as galáxias Via Láctea e Andrômeda colidam em cerca de 4 a 5 bilhões de anos, fundindo-se para formar potencialmente uma galáxia elíptica gigante ou uma grande galáxia lenticular. Com uma magnitude aparente de 3,4, a Galáxia de Andrômeda está entre os objetos mais brilhantes de Messier. Andrômeda é visível a olho nu da Terra em noites sem luar, mesmo quando vista de áreas com poluição luminosa moderada.

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!