Astrônomos descobrem oito novas estrelas superquentes

Um time internacional de astrônomos descobriu oito das estrelas mais quentes conhecidas no Universo, todas com superfícies acima dos 100.000º C. O trabalho foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

https://www.ras.ac.uk/media/1287
Imagem da pesquisa de “todo o céu” “Dark Energy Survey” mostra captura centrada na recém descoberta estrela O(H) SALT J203959.5-034117 (J2039). Crédito: Tom Watts (AOP), STScINASA, The Dark Energy Survey

O artigo científico se ancora em dados reunidos através do telescópio SALT (Southern African Large Telescope), o maior telescópio ótico único do hemisfério sul, com um espelho de 10 metros x 11 metros. O estudo descreve como um uma pesquisa por estrelas subanãs ricas em hélio levou à descoberta de várias estrelas anãs brancas muito quentes e pré-anãs brancas, a mais quente das quais tem uma temperatura superficial de 180.000º C. Para efeitos de comparação, a superfície do Sol tem “apenas” 5800º C.

Uma das estrelas identificadas é a estrela central de uma nebulosa planetária recentemente descoberta, com um ano-luz de diâmetro. Duas das outras são estrelas que pulsam, ou melhor, estrelas “variáveis”. Todos esses objetos estão numa fase avançada do seu ciclo de vida e estão próximas do fim da sua vida como anãs brancas. Devido às suas temperaturas extremamente elevadas, cada uma destas novas descobertas é mais de cem vezes mais brilhante do que o Sol, o que é considerado incomum para as anãs brancas.

As anãs brancas têm aproximadamente o mesmo tamanho do nosso planeta Terra, mas são um milhão de vezes mais massivas, com similares a do Sol. São, contudo, os objetos mais densos existentes que contêm matéria convencional. As anãs pré-brancas são algumas vezes maiores e irão encolher para se tornarem anãs brancas em alguns milhares de anos.

2328 C. S. Jeffery et al.
Fig 8 C S Jeffery et al: Uma imagem de banda G suavizada da estrela O(H) J2039 da pesquisa DECamlegacy (Dey et al. 2019) revelando o PN circundante. O círculo tem um diâmetro angular de 50 segundos de arco e a imagem mede 2 × 2 minutos de arco 2 com o norte para cima e o leste para a esquerda.

O astrônomo do Observatório e Planetário Armagh, Simn Jeffery, o qual liderou a pesquisa afirmou:

Estrelas com temperaturas efetivas de 100.000 graus Celsius ou mais são incrivelmente raras. Foi uma verdadeira surpresa encontrar tantas destas estrelas em nosso levantamento. Estas descobertas vão ajudar a aumentar a nossa compreensão das fases finais da evolução estelar e demonstram que o SALT é um telescópio fantástico para o nosso projeto. Tem sido emocionante trabalhar com uma equipa experiente, que coletivamente habilitou a descoberta desses objetos, a análise das suas atmosferas e a descoberta de pulsações e de uma nebulosa, em um espaço de tempo muito curto.

Simn Jeffery

O professor da Universidade de Tuebingen, Klaus Werner, coautor do artigo, destacou:

Estou orgulhoso por ter ajudado a desenvolver esta investigação inovadora. A descoberta de oito estrelas anãs brancas e pré-anãs brancas muito quentes e de uma nova nebulosa planetária é extremamente significativa, e esperamos que estas descobertas ajudem a lançar nova luz sobre a formação da nossa Galáxia.

Klaus Werner

O Dr. Itumeleng Monageng, do Departamento de Astronomia da Universidade de Cidade do Cabo, e do Observatório Astronômico Sul Africano, remarcou:

É uma honra ter desempenhado um papel nesta incrível descoberta. O levantamento SALT de subanãs quentes ricas em hélio destinava-se a explorar percursos evolutivos entre grupos de estrelas altamente evoluídas. É fascinante ter descoberto oito novas estrelas extremamente quentes no processo, uma das quais está rodeada por uma nebulosa planetária.

Itumeleng Monageng
https://www.salt.ac.za/
SALT – Southern African Large Telescope

Fontes

Universidade de Tuebingen: Astronomers discover eight new super-hot stars

RAS: Astronomers discover eight new super-hot stars

Artigo científico: Hot white dwarfs and pre-white dwarfs disco v ered with SALT

._._.

Hot-white-dwarfs-and-pre-white-dwarfs-discovered-with-SALT-2

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!