Que bizarro planeta alienígena é esse?
É claro que se trata do planeta Terra, visto através do brilho cintilante das auroras, a partir da Estação Espacial Internacional (International Space Station).
Orbitando a cerca de 400 quilômetros acima do planeta, a estação orbital está propriamente dentro do ‘reino superior’ das auroras. Esta aurora também foi apreciada a partir da superfície da Terra no dia 23 de junho de 2015
As auroras têm a assinatura colorida das moléculas e átomos excitados nas baixas densidades atmosféricas encontradas nas altitudes extremas.
O brilho estranho esverdeado do oxigênio molecular domina a visão, nesta altura.
No entanto, mais para o alto, logo acima do horizonte da estação espacial, há uma rara faixa vermelha de aurora originada pelo oxigênio atômico .
A tempestade geomagnética em atividade, que provocou o belo fenômeno, começou após o impacto recente de uma ejeção de massa coronal (CME) na magnetosfera da Terra, cujos efeitos foram observados em várias partes do globo.

Aurora capturada por Chris Cook em 22 de junho de 2015 em Cape Cod, Massachusetts, EUA – Equipamento: Canon EOS 6D, Canon EF 24-70mm f/2.8L lens, ISO 3200, 15 segundos de exposição.
Fonte
APOD:
- Planet Aurora – Créditos da Imagem: Scott Kelly, Expedition 44, NASA [2015]
- Planet Aurora – Créditos da Imagem: Scott Kelly, Expedition 44, NASA [2017]
._._.
2 comentários
3 menções
Olá,
Meu nome é Ana, sou estudante de tradução e interpretação e nesse meu penúltimo semestre tenho que realizar um glossário, escolhi então a área de astronomia e, dentro desta, a área de astrofísica. Ao realizar minhas pesquisas encontrei este site, o conteúdo aqui é perfeito para minhas pesquisas, porém, não consigo extrair os textos da página, gostaria de saber se há alguma possibilidade de coletar esses textos para a minha pesquisa, eles não serão usados para outros fins a não ser para coletar os termos neles encontrados.
Aguardo resposta.
Desde já agradeço,
Ana Carolina.
Autor
Quais são os artigos que você quer acessar os textos? Coloque aqui os links ou títulos e enviaremos a você, ok ?
Ficaremos aguardando seu novo contato.
[…] não são fogos de artifício… Essas intensas luzes cintilantes dançaram através dos céus da Terra, vistas aqui no mês passado (22 a 23 de junho de 2015) sobre o polo sul […]
[…] não são fogos de artificio… Essas intensas luzes cintilantes dançaram através dos céus da Terra, vistas aqui no mês passado (22 a 23 de junho de 2015) sobre o polo sul […]
[…] de maior porte (AR 2371) cruzou o Sol liberando explosões (como essa abaixo) que resultaram em impressionantes auroras aqui na […]