Cassini captura a Terra e a Lua entre os anéis de Saturno

https://apod.nasa.gov/apod/image/1704/PIA21445.jpg

Cassini capturou em 12 de abril de 2017 a Terra e Lua entre os anéis A e F de Saturno

Em 12 de abril de 2017, quando o Sol estava diretamente bloqueado por Saturno, a câmera da espaçonave robótica Cassini mirou o Sistema Solar interior entre os anéis iluminados do planeta gigante.

Ao topo desse mosaico de imagens vemos o grande anel A com sua larga lacuna Encke e a mais fina lacuna Keeler.

Na parte inferior da fotografia está o anel F, mais brilhante dada a geometria do cenário visual.

No entanto, o que é notável nessa paisagem é um ponto de luz entre os anéis A e F: a nossa Terra, a 1,4 bilhões de quilômetros de distância. Se você olhar cuidadosamente a imagem também notará outro pequeno ponto, porém relevante, à esquerda da Terra: trata-se da nossa Lua.

https://apod.nasa.gov/apod/image/1701/GrandFinale_Cassini_1600.jpg

Diagrama das órbitas finais da espaçonave Cassini. Cada órbita leva cerca de uma semana. Em abril de 2017 a Cassini sofrerá um empuxo gravitacional da lua Titã para saltar para as órbitas mais próximas. A última delas se dará em 17 de setembro de 2017 quando a sonda irá impactar a atmosfera de Saturno para implodir e ser totalmente destruída. O final da Cassini tem por objetivo eliminar qualquer chance de eventual contaminação em volta de Saturno e suas luas, uma vez que a nave não foi totalmente esterilizada quando partiu da Terra em 15 de outubro de 1997.

Em 22 de abril de 2017 Cassini estará realizando o último voo rasante (flyby) da sua missão sobre Titã e usará a gravidade da maior lua de Saturno para mergulhar na última fase da missão, o “Grand Finale” da espaçonave, depois de 20 anos no espaço, quando a sonda Cassini realizará uma série de órbitas justas em torno de Saturno. Cassini passará várias vezes, perigosamente, por dentro dos anéis de Saturno antes de finalizar a missão, em setembro de 2017, caindo sobre a atmosfera de Saturno, conforme anunciado pela NASA (vídeo abaixo):

Veja a simulação do “Grand Finale” da Cassini no vídeo abaixo:

Fontes

APOD: Between the Rings – créditos: Cassini Imaging TeamSSIJPLESANASA

NASA/JPL: The Grand Finale Toolkit

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!