A nebulosa Olho de Gato capturada pelo Hubble e reprocessada por Raul Villaverde

https://apod.nasa.gov/apod/ap170130.html

NGC 6543 – a Nebulosa Olho de Gato (The Cat’s Eye Nebula) – créditos da imagem: NASA, ESA, Hubble, HLA; Reprocessamento © por: Raul Villaverde

Popularmente, para alguns, essa imagem pode lembrar o olho de um gato.

No entanto, a charmosa nebulosa do Olho de Gato reside a três mil anos-luz da Terra através do espaço interestelar. Trata-se, contudo, de uma nebulosa planetária clássica.

Na verdade, o Olho de Gato (NGC 6543) representa a fase final, breve e gloriosa na vida de uma estrela parecida com o nosso Sol. A estrela central moribunda da nebulosa pode ter produzido o padrão simples e externo de conchas concêntricas empoeiradas ao expandir as camadas externas em uma série de convulsões regulares.

Mas, a formação de suas belas e complexas estruturas internas ainda não é plenamente compreendida. Vista tão claramente nesta imagem digitalmente reprocessada do arquivo de dados do telescópio espacial de Hubble por Raul Villaverde, esse imenso olho verdadeiramente cósmico possui um diâmetro de cerca de metade de um ano luz.

Naturalmente, olhando para este Olho de Gato, os astrônomos podem muito bem estar vislumbrando o destino final do nosso Sol, que irá entrar em sua própria fase de evolução da nebulosa planetária, conforme as estimativas dos astrônomos, em cerca de 5 bilhões de anos.

Fonte

APOD: The Cat’s Eye Nebula from Hubble – créditos da imagem: NASAESAHubbleHLA; Reprocessamento © por: Raul Villaverde

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!