NGC 1333, vdB12 e vdB13: um triângulo de nuvens moleculares por Lorand Fenyes

https://apod.nasa.gov/apod/image/1701/NGC1333v13v12fenyes.jpg

NGC 1333, vdB12 e vdB13: um triângulo de nuvens moleculares por Lorand Fenyes

Nuvens de poeira de estrelas navegam através dessa paisagem cósmica.

Essa cena espacial cobre uma área de quase 2 graus nos céus, através da nuvem molecular de Perseus que reside a cerca de 850 anos luz da Terra.

Esse triângulo de nebulosas poeirentas, que reflete a luz das estrelas lá embutidas, foi capturado nesse campo de visão telescópico pelo astrofotógrafo Lorand Fenyes.

Com sua característica cor azulada a nebulosa de reflexão NGC 1333 está à esquerda, a nuvem vdB13 abaixo, à direita e a rara nebulosa de reflexão amarelada vdB12 aparece no topo da imagem.

Estrelas estão se formando na nuvem molecular de Perseus, embora muitas delas estejam obscurecidas no espectro visível pelas densas nuvens de poeira.

No entanto, marcas da presença da emissão em vermelho contrastante emanada pelos objetos de Herbig-Haro, por causa dos jatos e ondas de gás em choque originados pelas estrelas recém-nascidas, estão evidentes na NGC 1333.

Na distância estimada onde reside essa nuvem molecular, as pernas do triângulo formado pelas três nebulosas de reflexão medem cerca de 20 anos luz de diâmetro.

Fonte

APOD: Stardust in the Perseus Molecular Cloud – Crédito da imagem©: Lorand Fenyes

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!