A galáxia espiral de grande porte NGC 891 tem um diâmetro de cerca de 100.000 anos luz e é vista aqui da perspectiva terrestre quase que exatamente de perfil.
De fato, residindo a cerca de 30 milhões de anos luz da Terra, na direção da constelação de Andrômeda, a galáxia NGC 891 parece em muito com a nossa Via Láctea.
Em uma primeira olhada, a NGC 891 nos mostra um achatado e fino disco galáctico de estrelas e um bojo central entrecortado e obscurecido no meio por regiões poeira cósmica enegrecida.
No entanto, também se destacam notavelmente na imagem perfilada da NGC 891 os filamentos de poeira que se estendem por centenas de anos luz acima e abaixo da linha central do disco galáctico.
Os cientistas estimam que a poeira provavelmente foi ejetada para fora do disco por explosões de supernovas ou pela intensa formação de novas estrelas.
Além disso, através de um exame mais cuidadoso, galáxia mais tênues também podem ser vistas em posição perfilada nesse retrato profundo da NGC 891.
Fontes
APOD: Edge-On NGC 891 – crédito da imagem©: Adam Block, Mt. Lemmon SkyCenter, U. Arizona
Universidade do Arizona: NGC 891
._._.
1 menção
[…] Comparação entre este “objeto” e uma galáxia de borda no Universo local (IC5249): imagens (a e b) a intensidade ao longo da trajetória (c e d) e sua velocidade de rotação (e). Este objeto e o IC 5249 são extremamente semelhantes em todos os seus parâmetros físicos, o que apoia a ideia de que o “objeto” é realmente uma galáxia perfilada. […]