A galáxia Cartwheel (Roda de Carro) revelada pelo Hubble

http://apod.nasa.gov/apod/image/1612/Cartwheel_Hubble_1282.jpg

A galáxia anular Cartwheel (Roda de Carro) pelo Hubble

Para alguns, essa galáxia peculiar parece uma roda de um carrinho. De fato, por causa de sua aparência oval externa, a presença de uma galáxia central e sua conexão com o que parece ser os raios de uma roda, o objeto à direita da imagem é conhecido como a galáxia lenticular Cartwheel (Roda de Carro) e formalmente como ESO 350-40.

Para os cientistas, no entanto, parece uma complicada interação entre galáxias aguardando melhores explicações. Juntamente com as duas galáxias à esquerda, a Galáxia Cartwheel faz parte de um grupo de galáxias que reside a cerca de 400 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação do Escultor (Sculptor).

A grande borda da galáxia se estende por mais de 100.000 anos-luz e é composta de berçários estelares cheios de estrelas extremamente brilhantes e massivas. Conforme retratado na imagem em destaque a forma anelar de Cartwheel é o resultado da ruptura gravitacional causada por uma galáxia menor que passou através da maior, comprimindo o gás interestelar e a poeira cósmica e desencadeando uma onda de surtos de formação de estrelas que se move para fora como uma ondulação através da superfície de um lago.

Fonte

APOD: The Cartwheel Galaxy from Hubble – crédito: ESANASAHubble

._._.

2 comentários

  1. Este artigo não faz nenhuma referência ao astrofísico suíço-americano Fritz Zwicky.

    1. OK, Misael, Fritz Zwicky era um cientista suíco genial, mas ele está mais associado a matéria escura, como visionário.
      No entanto, Zwicky dedicou uma grande parte da sua vida à investigação sobre as galáxias e à produção de catálogos das mesmas. De 1961 a 1968 publicou conjuntamente com colegas do California Institute of Technology de Pasadena os volumes do seu Catalogue of galaxies and of clusters of galaxies.
      Obrigada pela participação.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Fritz_Zwicky

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!