Para alguns, essa galáxia peculiar parece uma roda de um carrinho. De fato, por causa de sua aparência oval externa, a presença de uma galáxia central e sua conexão com o que parece ser os raios de uma roda, o objeto à direita da imagem é conhecido como a galáxia lenticular Cartwheel (Roda de Carro) e formalmente como ESO 350-40.
Para os cientistas, no entanto, parece uma complicada interação entre galáxias aguardando melhores explicações. Juntamente com as duas galáxias à esquerda, a Galáxia Cartwheel faz parte de um grupo de galáxias que reside a cerca de 400 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação do Escultor (Sculptor).
A grande borda da galáxia se estende por mais de 100.000 anos-luz e é composta de berçários estelares cheios de estrelas extremamente brilhantes e massivas. Conforme retratado na imagem em destaque a forma anelar de Cartwheel é o resultado da ruptura gravitacional causada por uma galáxia menor que passou através da maior, comprimindo o gás interestelar e a poeira cósmica e desencadeando uma onda de surtos de formação de estrelas que se move para fora como uma ondulação através da superfície de um lago.
Fonte
APOD: The Cartwheel Galaxy from Hubble – crédito: ESA, NASA, Hubble
._._.
2 comentários
Misael
03/03/2022 às 21:50 (UTC -3) Link para este comentário
Este artigo não faz nenhuma referência ao astrofísico suíço-americano Fritz Zwicky.
Elmara Amarante
27/10/2022 às 09:46 (UTC -3) Link para este comentário
OK, Misael, Fritz Zwicky era um cientisa suíco genial, mas ele está mais associado a matéria escura, como visionário.
No entanto, Zwicky dedicou uma grande parte da sua vida à investigação sobre as galáxias e à produção de catálogos das mesmas. De 1961 a 1968 publicou conjuntamente com colegas do California Institute of Technology de Pasadena os volumes do seu Catalogue of galaxies and of clusters of galaxies.
Obrigada pela participação.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fritz_Zwicky