Estariam ‘o coração e a alma’ de nossa galáxia situados em Cassiopeia? Obviamente que não, mas é lá que residem duas brilhantes nebulosas de emissão apelidadas de ‘Coração e Alma’ (Heart and Soul).
A “Nebulosa do Coração“, oficialmente catalogada como IC 1805 é visível à direita e tem um formato que lembra um clássico símbolo de coração.
A “Nebulosa da Alma” (Westerhout 5, Sharpless 2-199 ou LBN 667) aparece à esquerda.
As duas nuvens cósmicas brilham vigorosamente em tons de vermelho devido a emissão do hidrogênio energizado.
Diversos aglomerados jovens de estrelas preenchem essa imagem e são visíveis aqui em tons de azul, inclusive nos centros das nebulosas. A luz oriunda dessas nebulosas leva cerca de 6.000 anos para nos alcançar e essa região tem cerca de 300 anos luz de diâmetro.
Estudos de estrelas e aglomerados como tais encontrados na nebulosas do Coração e Alma tem se focado em como se formam estrelas massivas e como elas afetam o ambiente onde residem.
Fonte
APOD: The Heart and Soul Nebulas – crédito da imagem©: David Lindemann
._._.
spectroscopic-observations-of-young-open-clusters-ic-1805-ngc-654-and-ngc-6823
1 menção
IC 1805: O jovem aglomerado estelar Melotte 15 dentro da Nebulosa do Coração por Steve Cooper » O Universo - Eternos Aprendizes
14/03/2017 às 20:21 (UTC -3) Link para este comentário
[…] de campo amplo revelam o formato simplificado da nebulosa IC 1805 como um todo e sugerem seu nome popular: A Nebulosa do Coração (The Heart […]