Como está distribuído o Hidrogênio nos céus? Novo mapa ajuda a esclarecer

https://apod.nasa.gov/apod/image/1610/HydrogenSky_HI4PI_2048.jpg

Mapa HI4PI: o céu do Hidrogênio

Onde estão as nuvens de gás da nossa galáxia Via Láctea e para onde elas estão se dirigindo?

Para ajudar a responder essas questões, um novo mapa na maior resolução possível de todo o céu rastreando o gás mais abundante do Universo, o hidrogênio, foi completado e recentemente liberado, junto com os dados pertinentes.

Na imagem em destaque acima, vemos o mapeamento da emissão de 21-cm do hidrogênio, revelando sua abundância pela intensidade do brilho e sua velocidade associada com cores.

Dessa forma, as velocidades radiais de menor valor vindo em nossa direção foram colorizadas artificialmente em azul (as mais velozes estão em violeta) e as baixas velocidades radiais do hidrogênio se afastando estão em tons de verde (as mais velozes estão em amarelo e laranja). O quadro embaixo na extrema direita associa as velocidades com as cores empregadas no mapa.

A faixa esbranquiçada que atravessa o meio da imagem corresponde ao plano da nossa galáxia Via Láctea, enquanto que as manchas brilhantes abaixo e à direita são as galáxias vizinhas Nuvens de Magalhães.

O mapa HI4PI coleciona dados fornecidos por mais de um milhão de observações realizadas com o Rádio Telescópio Effelsberg de 100-Metros na Alemanha, rastreando o hemisfério norte, juntamente com o Rádio Telescópio Parkes de 64 Metros na Austrália, também conhecido como “O Prato” (“The Dish“), cobrindo o hemisfério sul celeste.

Os detalhes esmiuçados no mapa não só informam a comunidade científica sobre a formação estelar e a presença do gás interstelar em nossa galáxia Via Láctea, como também exibe o quanto da luz esse gás local é capaz de absorver quando observamos o Universo fora da nossa galáxia. Entretanto, diversos detalhes revelados pelo mapa ainda não estão totalmente entendidos.

Veja a animação abaixo que demonstra a gama de velocidades mapeada:

Fonte

APOD: HI4PI: The Hydrogen Sky – crédito da imagem: Benjamin Winkel & the HI4PI Collaboration

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!