ESA: Mars Express revela glaciares enterrados em Marte

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2016/10/Colles_Nili

Colles Nili – crédito: ESA

Este amontoado de blocos erodidos encontra-se ao longo da fronteira distinta entre as terras altas do sul do Planeta Vermelho e as planícies do Norte, com restos de antigos glaciares que fluíram em volta deles.

Esta fronteira é uma das características mais antigas e mais proeminentes em Marte, marcando uma diferença de altura de vários quilômetros.

A cena em destaque aqui apresentada foi capturada pela câmera de alta resolução da espaçonave orbital Mars Express da ESA em 29 de maio de 2016 e é apenas um exemplo do solo encontrado ao longo desta fronteira antiga, concentrando-se em uma parte da região de Colles Nili.

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2016/10/Colles_Nili_in_context

Colles Nili com anotações – crédito: ESA

‘Colles’ vem da palavra latina para ‘colina’. De fato, esta região abriga uma faixa de tais características. Provavelmente consistem de resíduos de erosão de um antigo planalto, como sugerido pela sua semelhança em altura observada no mapa da topografia.

Focando na imagem principal em cores e a visão em perspectiva notamos que alguns dos montes estão rodeados por depósitos lisos e em camadas, levemente escorregando pelas encostas das colinas.

Um olhar ainda mais atento revela outras características mais finas no solo em torno dos montes e dentro de algumas das crateras de impacto: séries de sulcos e depressões.

Pensa-se que ambos os depósitos em camadas e os cumes e depressões possam estar associados com o gelo enterrado que já foi coberto por poeira trazida pelo vento e detritos locais a partir da erosão do planalto, talvez de uma camada de gelo subjacente que recuou.

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2016/10/Perspective_view_in_Colles_Nili

Visão em perspectiva de Colles Nili – crédito: ESA

Características semelhantes são encontradas ao longo de toda a fronteira do planeta e pensa-se que representam múltiplos episódios de glaciação nas últimas centenas de milhões de anos.

Mais tarde, poeira vulcânica foi trazida de outro local para criar as riscas marcantes do material escuro visto em vários pontos, mas particularmente dominante no lado direito da principal imagem a cores.

Olhando para dentro da grande cratera de impacto no canto superior direito da imagem principal, e também no canto superior esquerdo da vista em perspectiva, mostra que este material escuro foi empilhado em dunas dentro da cratera, presumivelmente por ventos dominantes.

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2016/10/Topography_of_Colles_Nili

Topografia de Colles Nili – crédito: ESA

A sonda robótica Mars Express tem orbitado o Planeta Vermelho desde 2003. Na próxima semana vai ter um papel importante na escuta de sinais de Schiaparelli, o demonstrador de entrada, descida e pouso da ExoMars, à medida que o módulo faz a operação de duração estimada em seis minutos através da atmosfera até à superfície marciana.

Mars Express, a nave-mãe de Schiaparelli ‘Trace Gas Orbiter’ e a ‘Mars Reconnaissance Orbiter’ da NASA irão gravar sinais provenientes de Schiaparelli para confirmar a sua chegada em segurança e agirão posteriormente como retransmissores de dados a partir da superfície de Marte.

Para saber mais sobre a missão ExoMars consulte esa.int/exomars.

Fonte

ESA: Buried Glaciers on Mars

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!