O que esperar da câmera da sonda ExoMars Schiaparelli?

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2016/10/Simulating_Schiaparelli_s_descent_camera_view

Sequência simulada das 15 imagens da câmera de descida do módulo ExoMars Schiaparelli que se espera que capture durante a sua descida até à superfície de Marte no dia 19 de outubro de 2016. A câmera de descida vai começar a captar imagens cerca de um minuto depois do escudo frontal ser descartado. Nas imagens aqui simuladas, isto corresponde à primeira imagem obtida a uma altitude de cerca de 3 km. A câmera tira imagens a cada 1,5 segundos: a imagem final desta sequência simulada está a 1,5 km, mas dependendo da velocidade de descida real do módulo nesse dia, a imagem final poderá ser capturada mais perto da superfície. As vistas foram produzidas a partir de imagens obtidas pela câmara CTX a bordo da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) do centro da elipse de aterragem, e representam o campo de visão esperado da câmara do Schiaparelli a cada altitude. Créditos: NASA/JPL/MRO; simulação – ESA

À medida que o módulo ExoMars Schiaparelli realiza sua descida em Marte em 19 de outubro de 2016, o mesmo irá capturar 15 imagens da superfície que se aproxima. Os cientistas simularam o ponto de vista que podemos esperar ver nessa operação de aproximação a partir da sua câmera.

Schiaparelli irá separar-se da sua nave mãe ‘Trace Gas Orbiter’ no dia 16 de outubro de 2016, com cerca de seis milhões de quilômetros ainda para viajar antes de entrar na atmosfera de Marte às 14:42 GMT, três dias depois, em 19 de outubro.

A descida irá demorar cerca de seis minutos, usando o escudo protetor de calor, paraquedas, propulsores e uma estrutura deformável para o desembarque.

A nave Schiaparelli tem como objetivo principal demonstrar tecnologia testando as perigosas operações de entrada, descida e pouso que será usada em futuras missões. Assim Schiaparelli foi projetado para operar durante apenas alguns dias.

http://www.esa.int/var/esa/storage/images/esa_multimedia/images/2016/10/simulated_view_of_schiaparelli_s_descent_images/16177412-2-eng-GB/Simulated_view_of_Schiaparelli_s_descent_images.jpg

Visões simuladas das imagens da descida do módulo Schiaparelli. Créditos: nave – ESA/ATG medialab; visões simuladas – NASA/JPL/MRO; imagem de fundo da elipse de aterragem – THEMIS da Mars Odyssey; simulação – ESA

O pequeno pacote de ciência de superfície vai fazer leituras da atmosfera, mas não há nenhuma câmera científica como aquelas encontrados noutras sondas ou rovers, incluindo o rover ExoMars, cujo lançamento está previsto para 2020.

A sonda, no entanto, transporta uma pequena câmera técnica da ESA, de 0,6 kg, um modelo de voo extra remodelado do ‘Visual Monitoring Camera’ (Câmera de Monitorização Visual) que voou na nave espacial Herschel/Planck da ESA para captar a imagem da separação das duas embarcações após o seu lançamento conjunto.

Estão planejadas a captura de 15 imagens em preto e branco durante a descida que ajudarão a reconstruir a trajetória do módulo e o seu movimento, bem como dar informação de contexto para o local final de pouso.

O amplo campo de visão de 60º vai proporcionar um olhar abrangente da paisagem abaixo, para maximizar a oportunidade em determinar características que ajudarão a identificar o local de pouso e revelar a atitude e posição de Schiaparelli durante a descida.

A câmera começará a obter imagens cerca de um minuto depois do escudo frontal de Schiaparelli ser descartado, quando se prevê que o módulo esteja a cerca de 3 km acima da superfície. Isto irá resultar em imagens que cobrem cerca de 17 quilômetros quadrados da superfície.

http://www.esa.int/var/esa/storage/images/esa_multimedia/images/2016/10/schiaparelli_s_camera_sequence/16177480-1-eng-GB/Schiaparelli_s_camera_sequence.jpg

Nesta simulação, as “pegadas” das 15 imagens da descida do Schiaparelli seguem uma ordem basicamente no sentido dos ponteiros do relógio, como os campos cada vez mais pequenos indicam. Na vista simulada, a primeira imagem é captada a cerca de 3 km de altura e cobre mais ou menos 17 quilómetros quadrados, enquanto a imagem final é capturada a cerca de 1,5 km e cobre 4,6 quilómetros quadrados. As imagens são obtidas a cada 1,5 segundos. As imagens individuais correspondentes podem ser consultadas no link http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2016/10/Simulated_images_from_Schiaparelli_s_camera . A cena captura por cada imagem no dia 19 de outubro vai depender da atitude real, mas também do movimento e rotação do Schiaparelli durante a descida de seis minutos pela atmosfera. A imagem corresponde ao centro da elipse de pouso do Schiaparelli e foi produzida pela MRO da NASA. Créditos: mapa de fundo – NASA/JPL/MRO; simulação – ESA

As imagens serão tiradas em intervalos de 1,5 segundos, terminando a uma altitude de cerca de 1,5 km, cobrindo uma área de aproximadamente 4,6 quilômetros quadrados.

Em seguida, a uma altitude de cerca de 1,2 km, o paraquedas e tampa traseira serão descartados e os retro propulsores acendidos. Os retro propulsores irão se desligar a apenas 2 metros acima da superfície e em seguida a estrutura deformável do módulo irá absorver a força do impacto com o solo.

Schiaparelli terá como alvo de pouso o centro de uma elipse de 100 km x 15 km, em uma área relativamente plana no Meridiani Planum, perto do equador marciano, no hemisfério sul. Esta região foi fotografada extensivamente a partir das sondas orbitais, tais como a ‘Mars Express’ da ESA e a MRO (‘Mars Reconnaissance Orbiter’) da NASA.

Para planejar a análise da descida de Schiaparelli, milhares de simulações foram feitas com variação das condições atmosféricas e da trajetória de voo para a superfície. De uma dessas simulações, que pousou no centro da elipse, as imagens simuladas foram então feitas usando dados da ‘Orbiter’ da NASA que cobrem a região de Meridiani, como aqui apresentado.

Na realidade, a altitude nas quais as imagens serão tiradas podem, no entanto, variar um pouco, dependendo das condições atmosféricas, o caminho final através da atmosfera e a velocidade com que Schiaparelli descerá.

As imagens reais capturadas em 19 de outubro de 2016 serão armazenadas na memória de Schiaparelli antes de serem transmitidas para o ‘Mars Reconnaissance Orbiter’ e enviadas à Terra em 20 de outubro.

http://www.esa.int/var/esa/storage/images/esa_multimedia/images/2016/10/schiaparelli_descent_imaging_in_context/16177446-1-eng-GB/Schiaparelli_descent_imaging_in_context.jpg

A elipse de aterragem do módulo Schiaparelli, com 100 km x 15 km, com a sequência de imagens simuladas. Nesta simulação, as “pegadas” das 15 imagens da descida do Schiaparelli seguem uma ordem basicamente no sentido dos ponteiros do relógio, como os campos cada vez mais pequenos indicam. Na vista simulada, a primeira imagem é captada a cerca de 3 km de altura e cobre mais ou menos 17 quilômetros quadrados, enquanto a imagem final é capturada a cerca de 1,5 km e cobre 4,6 quilômetros quadrados. As imagens são obtidos a cada 1,5 segundos. A cena a ser capturada por cada imagem no dia 19 de outubro vai depender da atitude real, mas também do movimento e rotação do Schiaparelli durante a descida de seis minutos pela atmosfera. A imagem foi produzida pela MRO da NASA. Créditos: região central – NASA/JPL/MRO; imagem de fundo: THEMIS da Mars Odyssey; simulação – ESA

ExoMars é um projeto cooperativo entre a agências espaciais ESA e Roscosmos. É composta por duas missões: a nave espacial ‘Trace Gas Orbiter’ e o módulo Schiaparelli que realizará a entrada, descida e pouso, lançados em 14 de março de 2016, além do ‘Rover ExoMars’ e a plataforma de superfície, cujo lançamento está previsto para 2020.

As primeiras imagens reais serão registradas por DECA durante a descida de Schiaparelli na superfície marciana em 19 de outubro de 2016, espera-se que sejam apresentadas durante uma conferência de imprensa na manhã seguinte de 20 de outubro, juntamente com outras informações confirmando a posição do módulo, e publicadas nos nossos canais web da ESA.

A câmera foi construída pelo OIP na Bélgica.

O vídeo abaixo da ESA mostra o caminho da ‘Trace Gas Orbiter’ e da ExoMars Schiaparelli chegando em Marte:

Fonte

ESA: What to expect from Schiaparelli’s camera

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!