A Parede de formação estelar em Cygnus por Sara Wager

http://apod.nasa.gov/apod/image/1610/CygnusWall_Wager_2000.jpg

A Parede de formação estelar em Cygnus por Sara Wager

Algumas vezes estrelas se formam em ‘paredes’, melhor dizendo, em paredes brilhantes de gás interestelar.

Nessa vívida paisagem cósmica, estrelas estão surgindo na estrutura de emissão em formato de um W conhecida como a “Parede do Cisne” (Cygnus Wall).

Essa parede cósmica é um componente de uma nebulosa de emissão de maior porte conhecida popularmente como a Nebulosa da América do Norte. A “Parede do Cisne” se espalha por 20 anos luz.

A imagem em destaque foi construída usando dados em banda estreita para realçar brilho avermelhado que é a assinatura da presença de átomos de hidrogênio ionizado recombinando com elétrons livres. O mosaico fotográfico segue uma frente de ionização com refinados detalhes de silhuetas escuras compostas de poeira cósmica.

Esculpidas pela radiação energética emanada pelas massivas estrelas jovens e quentes, os formatos enegrecidos que habitam a região são, de fato, nuvens de gases resfriados e poeira provavelmente recheados de estrelas em processo de formação.

A Nebulosa da América do Norte (North America Nebula) propriamente dita (NGC 7000) reside a cerca de 1.500 anos luz de distância do Sol.

Fonte

APOD: The Cygnus Wall of Star Formation – Crédito de Imagem©: Sara Wager

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!