NGC 7318: Hubble captura galáxias em colisão no Quinteto de Stephan

Algumas dessas galáxias irão sobreviver?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1608/NGC7318_HubblePriego_2680.jpg

NGC 7318 – galáxias em choque no Quinteto de Stephan – Crédito da imagem: Hubble Legacy Archive, NASA, ESA; Processamento ©: Jose Jimenez Priego

Em uma suposta ‘semifinal do torneio de eliminação de galáxias’, as duas espirais catalogadas como NGC 7318 encontram-se em colisão.

fotografia processada em destaque foi criada a partir de imagens obtidas pelo observatório Hubble Space Telescope.

Quando duas galáxias se chocam entre si, muito acontece incluindo primariamente uma violenta distorção gravitacional, com o gás se condensando para produzir novos episódios de formação estelar e, finalmente, a fusão das duas galáxias em uma só.

Uma vez que essas duas galáxias são membros do Quinteto de Stephan (Stephan’s Quintet), um embate final de galáxias irá provavelmente acontecer ao longo dos próximos bilhões de anos, com o resultado final apresentando inúmeras estrelas espalhadas pelo espaço intergaláctico e uma única galáxia “vencedora” de maior porte.

É bem provável que a galáxia remanescente não será facilmente identificável através de seus componentes galácticos iniciais pelos futuros astrônomos.

Quinteto de Stephan foi inicialmente identificado como um grupo de galáxias que reside a cerca de 300 milhões de anos luz do Sol, visível através de telescópios de capacidade moderada na direção da constelação do ‘Cavalo Alado’ (Pegasus).

Fonte

APOD: Colliding Galaxies in Stephan’s Quintet – Crédito da imagem: Hubble Legacy ArchiveNASAESA; Processamento ©: José Jimenez Priego

._._.

1 menção

  1. […] embolado grupo de galáxias abaixo e à esquerda é o também notório Quinteto de Stephan, o qual reside a 300 milhões de anos luz da […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!