A luz solar ondula através dos céus escuros nessa meia-noite de verão Sueco, vistas aqui através dos reflexos em nuvens noctilucentes brilhantes, as quais, de alguma forma, imitam o rio abaixo.
De fato, essas nuvens sazonais aparecem frequentemente nas latitudes próximas dos polos, durante os meses de verão correspondentes. Também conhecidas como nuvens mesosféricas polares, elas se formam quando o vapor d’água é levado para a gelada atmosfera superior. A fina poeira dos meteoros desintegrados ou as cinzas vulcânicas em flutuação fornecem condições onde o vapor d’água pode se condensar, tornando-se gelo nas temperaturas criogênicas na mesosfera. Essas nuvens de gelo flutuam praticamente na fronteira entre a atmosfera e o espaço, a cerca de 80 quilômetros de altura e realmente refletem a luz do Sol até o solo.
As nuvens noctilucentes brilham bem visíveis nessa paisagem noturna, mesmo depois do Sol ter se posto e estar bem abaixo do horizonte. O fenômeno foi capturado em 16 de julho de 2016 pelo astrofotógrafo P-M Hedén no Parque Nacional de Färnebofjärdens, na Suécia.
Fonte: APOD: Ripples Through a Dark Sky – Crédito da imagem©: P-M Hedén (Clear Skies, TWAN)
._._.
Comentários Recentes