Hubble capturou o aglomerado de galáxias Abell S1063 atuando como lente gravitacional

https://cdn.spacetelescope.org/archives/images/large/heic1615a.jpg

O aglomerado de galáxias Abell S1063 foi observado pelo Observatório Espacial Hubble como parte do programa ‘Frontier Fields’. A enorme massa do aglomerado atua como uma lente cósmica de ampliação atuando sobre galáxias muito mais distante, tornando-as brilhantes o bastante para que o Hubble consiga capturá-las nesse quadro. Créditos: NASA, ESA, and J. Lotz (STScI)

A luz vinda do massivo aglomerado de galáxias Abell S1063 leva 4 bilhões de anos para chegar até nós. A imagem em destaque foi capturada pelo Hubble mostra o aglomerado Abell S1063 próximo ao centro do quadro. Em contrapartida, os arcos azulados tênues são imagens ampliadas de galáxias que residem muito além do aglomerado Abell S1063.

Cerca de duas vezes mais distante que o aglomerado de galáxias (na faixa de ~8 bilhões de anos luz), as luzes dessas galáxias não seriam detectadas pelo Hubble se não fosse a massiva presença de Abell S1063 no meio do caminho. Suas luzes são ampliadas e distorcidas pela enorme massa de Abell S1063, estimada em cerca de 100 trilhões de vezes a massa do nosso Sol.

Fornecendo uma visão impressionante de galáxias do Universo jovem, esse notável efeito é conhecido como lente gravitacional, uma consequência do espaço-tempo distorcido pela influência da gravidade, conforme previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein há mais de um século.

Assista os vídeo sobre o programa “Frontier Fields”, abaixo:

Fontes

Hubble: heic1615 — Space… the final frontier

APOD: Galaxy Cluster Abell S1063 and Beyond – créditos da imagem: NASAESA, Jennifer Lotz (STScI)

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!