NGC 2736: a Nebulosa do Lápis por Howard Hedlund e Dave Jurasevich

http://apod.nasa.gov/apod/image/1607/NGC2736NBbicolor_1250_Jurasevich.jpg

NGC 2736: a Nebulosa do Lápis – crédito da imagem e direitos autorais: Howard Hedlund & Dave Jurasevich, Observatório de Las Campanas.

Movendo-se de cima para baixo no quadro perto do centro desta composição colida acentuadamente detalhada, vemos filamentos finos e brilhantes trançados os quais são na verdade longas ondulações em uma folha cósmica de gás brilhante, vista praticamente de perfil.

A onda de choque navega atravé do espaço interestelar em mais de 500.000 quilômetros por hora. Catalogada como NGC 2736, a aparência alongada da nuvem cósmica sugere o seu nome popular: Nebulosa do Lápis.

A Nebulosa do Lápis possui cerca de 5 anos-luz de comprimento e reside a 800 anos luz de distância do Sol na direção da constelação de Vela. Contudo, essa nebulosa representa apenas uma pequena parte da Remanescente da Supernova de Vela.

A Remanescente de Supernova de Vela por si só tem cerca de 100 anos luz de diâmetro. Trata-se da nuvem em expansão resultante dos escombros ejetados pela explosão de uma supernova vista há 11.000 anos. Inicialmente, a onda de choque se movia em milhões de quilômetros por hora, mas abrandou sua velocidade consideravelmente, ao varrer o material interestelar.

Nessa imagem de campo largo, capturada através de filtros de banda estreita, as tonalidades avermelhadas e azul-esverdeado demonstram respectivamente o brilho característico dos átomos de hidrogênio e oxigênio ionizados.

Fonte

APOD: NGC 2736: The Pencil Nebula – crédito da imagem e direitos autorais: Howard Hedlund & Dave JurasevichLas Campanas Obs.

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!