O que encontrará a espaçonave robótica JUNO da NASA quando chegar a Júpiter na próxima segunda-feira, 4 de julho de 2016?
Muito pouco (!) se Juno não sobreviver a inserção na órbita de Júpiter, uma complexa série de operações em um ambiente desconhecido logo acima das nuvens de topo do planeta gigante gasoso.
No entanto, se a manobra for bem-sucedida, conforme explicado no vídeo em destaque abaixo, Juno irá dar uma volta em torno de Júpiter, explorando áreas jamais atingidas por missões anteriores.
O objetivo dessa primeira operação é a desaceleração da sonda, para permitir a entrada em uma órbita altamente elíptica e iniciar as atividades científicas com duração estimada de dois anos.
Os objetivos científicos da missão Juno incluem o mapeamento da profunda estrutura joviana, medir a quantidade de água presente na sua atmosfera, explorar seu poderoso campo magnético e descobrir como são criadas as auroras nos polos de Júpiter.
As lições a serem aprendidas com essa missão prometem trazer a humanidade um melhor entendimento sobre a história do nosso Sistema Solar e também sobre dinâmica do planeta de onde vivemos.
A espaçonave robótica Juno tem suas baterias alimentadas predominantemente por três enormes painéis solares, cada um do tamanho de um pequeno caminhão, ver abaixo:
Lançada em 2011, a missão levará Juno a orbitar Júpiter por 37 vezes,, seguindo um repetitivo processo, como citado no filme, “chegar perto do planeta, coletar os dados rapidamente e fugir para longe” seguindo sua alongada órbita elíptica. Contudo, está planejado que sua atividade terminará de forma dramática, quando a espaçonave será dirigida para dentro da atmosfera de Júpiter, onde será esmagada e derretida pela enorme pressão a calor do violento planeta. A destruição de Juno é necessária para eliminar qualquer possibilidade de contaminação da lua Europa com micróbios, uma vez que a nave não foi 100% esterilizada antes de partir da Terra.
Para saber mais, veja o vídeo abaixo do JPL:
Fonte
APOD: Juno Mission Trailer – crédito do video: NASA, JPL, Juno Mission
._._.
1 menção
Imagem das nuvens jovianas capturadas pela New Horizons e a chegada de Juno em Júpiter se aproxima » O Universo - Eternos Aprendizes
02/07/2016 às 09:34 (UTC -3) Link para este comentário
[…] Por outro lado, a curto prazo, os entusiastas das missões espaciais aguardando ansiosos a chegada da sonda Juno em Júpiter en 4 de julho de 2016. […]