Imagem das nuvens jovianas capturadas pela New Horizons e a chegada de Juno em Júpiter se aproxima

http://apod.nasa.gov/apod/image/1606/jupiterclouds_newhorizons_1843.jpg

Nuvens jovianas capturadas pela espaçonave New Horizons no flyby de 2007, uma etapa necessária para obter assistência gravitacional de Júpiter na sua longa jornada para Plutão – créditos: NASA, Johns Hopkins U. APL, SWRI

A sonda especial robótica New Horizons capturou algumas imagens impressionantes de Júpiter na sua jornada em direção de Plutão.

Famoso por sua Grande Mancha Vermelha, Júpiter é também conhecido por suas regulares faixas de nuvens equatoriais, as quais são visíveis mesmo através de telescópios de pequeno porte.

imagem em destaque, comprimida horizontalmente foi capturada em 2007 perto do terminador de Júpiter e mostra a grande diversidade joviana de padrões de nuvens.

Na extrema esquerda da imagem situam-se as nuvens mais próximas do polo sul de Júpiter. Aqui, suas turbulentas nuvens e rodamoinhos são vistos nas regiões mais escuras, chamadas de cinturões, que formam anéis em tordo do planeta gigante gasoso.

Mesmo as regiões em cores mais claras, chamadas de zonas, mostram estruturas formidáveis, complementadas por complexos padrões de ondas.

A energia que alimenta essas ondas certamente vem do interior desse mundo.

Visão vertical da imagem das nuvens jovianas capturadas pela New Horizons em 2007. Crédito: Johns Hopkins U. APL, SWRI

Visão vertical da imagem das nuvens jovianas capturadas pela New Horizons em 2007. Crédito: Johns Hopkins U. APL, SWRI

 A New Horizons foi uma das mais rápidas espaçonaves já lançadas, tendo completado com sucesso a sua missão principal, realizando o voo rasante em Plutão em julho 2015 e agora se dirige para mais longe visando atingir e efetuar um voo rasante sobre o objeto do Cinturão de Kuiper chamado de 2014 MU69 em 2019.

Por outro lado, a curto prazo, os entusiastas das missões espaciais aguardando ansiosos a chegada da sonda Juno em Júpiter em 4 de julho de 2016.

https://www.nasa.gov/mission_pages/juno/overview/index.html

Impressão artística de JUNO próxima de Júpiter conforme a NASA

Fonte

APOD: Jupiter’s Clouds from New Horizons – créditos: NASAJohns Hopkins U. APLSWRI

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!