Girassóis em Sagittarius por Andrew Campbell

http://apod.nasa.gov/apod/image/1606/SagTrip_q100_watermark_CopyrightAndys_Astropix2016.jpg

Girassóis em Sagittarius: Nebulosa M8, M20 e Trífida, além do aglomerado estelar M21 – crédito da imagem©: Andrew Campbell

Três brilhantes nebulosas são usualmente observadas através de tours telescópicos na constelação de Sagittarius e os populosos campos estelares do centro da Via Láctea.

De fato, o turista astronômico do século XVIII Charles Messier catalogou duas delas: a M8 (à esquerda do centro da imagem) e a colorida M20 (na parte inferior do quadro). A terceira nebulosa (NGC 6559) está à direita da M8, separada da nebulosa maior por faixas escuras de poeira cósmica.

Todas as três nebulosas são, de fato, berçários estelares distantes em torno de 5.000 anos luz de nós. A expansiva M8, com 100 anos luz de diâmetro também é popularmente conhecida como a Nebulosa da Lagoa. O apelido de M20 é Nebulosa Trífida.

A imagem em destaque consiste em uma rica composição ta a partir de dados em filtros de banda estreita registrando a luz visível irradiada pelo hidrogênio ionizado, átomos de oxigênio e de enxofre.

O mapeamento de cores e a faixa de brilhos usados para criar essa ‘Natureza Morta Cósmica’ pelo astrofotógrafo Andrew Campbell teve sua inspiração baseada na série de pinturas ‘Girassóis’ de Van Gogh.

https://en.wikipedia.org/wiki/Sunflowers_(Van_Gogh_series)

“Girassóis” (F.459), segunda versão com fundo em azul real – óleo sobre tela medindo, 98 × 69 cm. Essa pintura criada por Van Gogh em 1888 pertencia a uma coleção particular no Japão. A obra foi infelizmente destruída em um incêndio durante a Segunda Guerra Mundial, em 06 de agosto de 1945.

Justo à direita da Nebulosa Trífida, incluído nessa pintura telescópica está um dos aglomerados estelares abertos também catalogado por Charles Messier, o M21.

Fonte

APOD: Sagittarius Sunflowers – crédito da imagem©: Andrew Campbell

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!