Por que Vênus é tão diferente da Terra?
Para ajudar a explicar isso, a JAXA (agência espacial japonesa), lançou a espaçonave robótica Akatsuki, a qual entrou em órbita em volta de Vênus em dezembro de 2015 após uma aventura cheia de emoções de cinco anos ao longo do Sistema Solar interior.
O vídeo abaixo explica sobre a longa jornada da sonda:
Embora a sonda Akatsuki já esteja além do seu tempo de vida planejado, tanto a espaçonave quanto seus instrumentos estão operando tão bem que a sua missão foi restabelecida.
A imagem em destaque, capturada pela Akatsuki em maio de 2016, mostra o planeta Vênus na radiação do infravermelho, exibindo uma surpreendente quantidade de sua estrutura atmosférica no lado noturno.
A faixa vertical do terminador alaranjada entre o dia e a noite venusiana é bem larga por que a luz solar é bastante difundida pela espessa atmosfera de Vênus.
Também conhecida como o Orbitador Climático de Vênus, a sonda robótica Akatsuki possui câmeras e instrumentos que estão investigando fatos desconhecidos sobre o mais quente dos planetas do Sistema Solar. Tais atividades incluem avaliar se seus vulcões permanecem ativos, os raios que ocorrem em sua densa atmosfera e as razões pelas quais os ventos atmosféricos têm velocidades que excedem enormemente a lenta rotação desse enigmático planeta.
Fonte
APOD: Night on Venus in Infrared from Orbiting Akatsuki – crédito da imagm©: ISAS, JAXA
._._.
Comentários Recentes