«

»

maio 31

31 de maio de 1935 – O início do programa espacial norte-americano

Não Há Dia Sem História

31 de maio de 1935

O início do programa espacial norte-americano

Goddard 1935 - Foguete Série A

Goddard 1935 – Foguete Série A

No dia 31 de maio de 1935, há 81 anos, um foguete com três metros de comprimento foi lançado de uma base improvisada perto da pequena cidade de Roswell, no estado de Novo México, EUA. Ele atingiu 7.500 pés de altitude e caiu a 2.500 metros de distância. Era o quarto disparo de foguetes da “série A” de Robert Goddard, o professor de física e construtor de foguetes que havia se instalado no Rancho Mescalero, perto da cidade, cinco anos antes, em 1930.

Goddard e equipe

Em frente à torre de lançamentos de Roswel em 1935: Albert Kisk, primo de Goddard, mecânico; Harry Guggenheim, empreendedor e diplomata; Dr. Robert Goddard, professor de física; Charles Lindberg, aviador; N.T. Ljungquist, mecânico. Charles Lindberg conseguiu uma ajuda de Guggenheim para Goddard. Com esta ajuda, Goddard e esposa puderam ir para Roswel, Novo México, onde ele pode fazer seus estudos e lançamentos sem intromissões de colegas e da imprensa

Na foto acima temos em frente à torre de lançamentos de Roswel em 1935: Albert Kisk, primo de Goddard, mecânico; Harry Guggenheim, empreendedor e diplomata; Dr. Robert Goddard, professor de física; Charles Lindberg, aviador; N.T. Ljungquist, mecânico. Charles Lindberg conseguiu uma ajuda de Guggenheim para Goddard. Com esta ajuda, Goddard e esposa puderam ir para Roswel, Novo México, onde ele pode fazer seus estudos e lançamentos sem intromissões de colegas e da imprensa.

Ocorrera que o célebre aviador Charles Lindberg, fascinado com a leitura das anotações de Goddard, foi encontrá-lo no dia 23 de novembro de 1929. Lindberg compreendia o potencial dos foguetes e indicou-o ao Fundo para a Promoção da Aeronáutica, de Daniel Guggenheim. A ajuda foi de US$ 50 mil, através da Universidade Clark. A Fundação Carnegie destinou uma pequena bolsa para a construção das instalações. Foi assim que o professor Goddard teve condições de desenvolver suas pesquisas, ao longo de uma série de testes estáticos e dinâmicos.

O calendário abaixo do ano de 1935 mostra a intensidade do trabalho de Goddard:

16 de fevereiro de 1935 – Foguete lançado sem orientação automática; caiu rapidamente; queda amortecida pela implantação de pára-quedas.

08 de março de 1935 – Um equalizador foi instalado para manter a pressão de oxigênio líquido superior à pressão de gasolina, um estabilizador de pêndulo foi contratado, o motor acionado por 12 segundos; inclinação horizontal, imprevista, causou diminuição de altitude, velocidade máxima de 700 mph, recuperado a 9.000 pés da torre de lançamento.

28 de março de 1935 – Foguete usando um estabilizador giroscópico melhor; alcançou uma altitude máxima de 4.800 pés, voou a uma distância de 13.000 pés, corrigiu a sua trajetória de vôo várias vezes, alcançou uma velocidade média de 550 mph; vôo durou 20 segundos.

31 de maio de 1935 – Foguete empregando um novo indicador de ascensão; alcançou uma altitude máxima de 7.500 pés, voou a uma distância de 5.500 pés, criou um buraco de 10 polegadas no impacto com o solo.

25 de junho de 1935 – Foguete empregou um dispositivo novo para acionamento de pára-quedas; foi empregado um novo estabilizador, amortecido, para o giroscópio; vôo foi interrompido por fortes ventos, voou durante 10 segundos, alcançado uma altitude máxima de 120 pés.

12 de julho, 1935 – Foguete empregou palhetas de direção mais fortes e mais grossas; motor acionado por 14 segundos alcançou uma altitude máxima de 6.600 pés; correção da trajetória de vôo fez notar, na altitude de 3.000 pés, o foguete quebrou com a abertura dos pára-quedas.

29 de outubro de 1935 – Foguete empregou novos injetores de gasolina, motor acionado por 12 segundos, chegou à altitude máxima de 4.000 pés, uma onda de água foi observado na areia quando o foguete caiu.

Gimbaled thrust

Gimbaled thrust

O principal estudo que Goddard estava começando a desenvolver, era o “Gimbaled thrust”, a instalação de motores articulados, orientados por giroscópios, que poderiam alterar a direção da reação e conseqüentemente o rumo do foguete.

Milton W.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!