
IC 5067 dentro da Nebulosa do Pelicano – crédito da imagem©: Dados – Subaru Telescope (NAOJ), R. Colombari, Processamento – Roberto Colombari
Esse proeminente cume de emissão apresentado nessa precisa e colorida paisagem cósmica está catalogado como a nebulosa IC 5067.
Parte de uma nebulosa de emissão de maior porte com uma forma distinta, popularmente chamado de Nebulosa do Pelicano, o cume IC 5067 se estende por cerca de 10 anos luz, seguindo a curva da cabeça e pescoço de um pelicano cósmico.
Esta visão de cores falsas traduz também o brilho penetrante das linhas de emissão estreitas originadas de átomos na nebulosa, mostrados em uma paleta de cores que se tornou popular em imagens do Telescópio Espacial Hubble, denotando regiões de formação de estrelas.
As fantásticas formas escuras que habitam esse campo largo de 0,5 graus são, na verdade, nuvens de gás frio e poeira esculpidas pelos ventos e radiação de estrelas quentes e massivas.
Close-ups de algumas das nuvens esculpidas mostram sinais claros de estrelas recém-formadas.
A Nebulosa do Pelicano, catalogada como IC 5070, reside a 2.000 anos luz da Terra. Para encontrá-la, procure a brilhante estrela Deneb na direção da constelação do Cisne (Cygnus).
Fonte
APOD: IC 5067 in the Pelican Nebula – crédito da imagem©: Dados – Subaru Telescope (NAOJ), R. Colombari, Processamento – Roberto Colombari
._._.
1 menção
IC 5070: um ‘poeirento’ Pelicano em Cygnus por Steve Richards (Chanctonbury Observatory) » O Universo - Eternos Aprendizes
22/11/2016 às 18:43 (UTC -3) Link para este comentário
[…] A cena se espalha por cerca de 30 anos luz na distância estimada da localização da Nebulosa do Pelicano. […]