Não Há Dia Sem História
25 de maio de 1960
Projeto de nave multi-tripulada
No dia 25 de maio de 1960, há cinqüenta e seis anos, o Space Task Group (STG, Grupo de trabalho do espaço) da NASA (fundado em 29 de julho de 1958), convocava os integrantes da equipe executiva que ficaria encarregada de desenvolver um projeto de nave espacial multi-tripulada.
O que existia, até então, era uma cápsula com autonomia apenas orbital, para um único tripulante, a nave Mercury. O grupo foi designado como Advanced Vehicle Team. Era o início administrativo do projeto Apollo.
O STG reportou-se diretamente ao então chefe do projeto Mercury, Robert Rowe Gilruth. Engenheiro aeronáutico e administrador norte-americano nascido em Nashwauk, Minnesotta, Gilruth foi membro do National Advisory Committee for Aeronautics (1937-1958), diretor do Project Mercury, NASA (1958-1961), diretor do NASA-Manned Spacecraft Center, Houston (1961-1973) e tornou-se conselheiro da NASA (1974).
Como integrante dos projetos Mercury, Gemini e Apollo, Robert Rowe Gilruth teve enorme influência no programa de espaço tripulado norte-americano. Interessado em aeronáutica e astronomia desde adolescente, recebeu dois graus (1935 / 1936) da Universidade de Minnesota a Minneapolis em aeronáutica e morreu em Charlottesville, Virginia.
A equipe convocada era formada por Robert O. Piland, chefe, e membros designados para trabalho em tempo integral: H. Kurt Strass, Robert G. Chilton, Jack Funk, Alan B. Kehlet, Jr., R. Bryan Erb, Owen E. Maynard , Richard B. Ferguson, e Alfred B. Eickmeier.
Milton W.
._._.
Comentários Recentes