Não Há Dia Sem História
19 de maio de 2004
O vôo rasante da Hayabusa sobre a Terra
No dia 19 de maio de 2004, há 12 anos, a sonda japonesa Hayabusa, lançada em 9 de maio de 2003 do centro de lançamentos de Kagoshima, realizou um “swing by” sobre a Terra – passando a apenas 3.700 km, usando a assistência gravitacional do nosso planeta – e seguiu rumo ao seu destino, o asteroide 25143 Itokawa.
A astronáutica japonesa se caracteriza pelos projetos arrojados e pelo estudo de novas tecnologias. E a Hayabusa é uma prova disto. A sonda, um paralelepípedo com volume de 3,2 m³ e meia tonelada de massa, tem motores de propulsão iônica e sua missão era atingir o asteroide Itokawa, fotografá-lo, pousar nele, recolher amostras e trazer estas amostras para a Terra. O vôo rasante do dia 19 de maio de 2004 foi mais um detalhe do sofisticado projeto japonês.
A missão teve êxito em encontrar o asteroide e transmitir informações. Também conseguiu realizar o pouso. Mas houve problemas com os motores iônicos e, além disso, o mecanismo que recolheria as amostras não funcionou corretamente. O regresso à Terra, inicialmente programado para 2007, precisou ser adiado em três anos, para a janela de regresso seguinte. A JAXA mantém uma comedida esperança de que seu compartimento de carga contenha algum material colhido no asteroide, talvez meio que por acaso. A dúvida foi resolvida depois de 13 de junho de 2010, quando a sonda desceu sobre a Austrália. Em 2013 a JAXA anunciou que foram coletados pela Hayabusa cerca de 1500 grãos de material extraterrestre, medindo cada cerca de 10 micrômetros.
._._.
1 menção
[…] outros corpos celestes e depois voltar para casa. Por exemplo, a sonda da JAXA pousou com sucesso (Hayabusa) no asteroide Itokawa, coletou amostras e as transportou de volta à Terra em uma missão de 2003 […]