«

»

maio 19

19 de maio de 2004 – O vôo rasante da Hayabusa sobre a Terra

Não Há Dia Sem História

19 de maio de 2004

O vôo rasante da Hayabusa sobre a Terra

http://www.spaceweather.com/images2010/23aug10/coronalhole_sdo_blank.jpg?PHPSESSID=b24925irueph53prkhavudc3p1

Terra vista pela Hayabusa

No dia 19 de maio de 2004, há 12 anos, a sonda japonesa Hayabusa, lançada em 9 de maio de 2003 do centro de lançamentos de Kagoshima, realizou um “swing by” sobre a Terra – passando a apenas 3.700 km, usando a assistência gravitacional do nosso planeta – e seguiu rumo ao seu destino, o asteroide 25143 Itokawa.

A astronáutica japonesa se caracteriza pelos projetos arrojados e pelo estudo de novas tecnologias. E a Hayabusa é uma prova disto. A sonda, um paralelepípedo com volume de 3,2 m³ e meia tonelada de massa, tem motores de propulsão iônica e sua missão era atingir o asteroide Itokawa, fotografá-lo, pousar nele, recolher amostras e trazer estas amostras para a Terra. O vôo rasante do dia 19 de maio de 2004 foi mais um detalhe do sofisticado projeto japonês.

http://solarsystem.nasa.gov/multimedia/display.cfm?IM_ID=8664

A missão teve êxito em encontrar o asteroide e transmitir informações. Também conseguiu realizar o pouso. Mas houve problemas com os motores iônicos e, além disso, o mecanismo que recolheria as amostras não funcionou corretamente. O regresso à Terra, inicialmente programado para 2007, precisou ser adiado em três anos, para a janela de regresso seguinte. A JAXA mantém uma comedida esperança de que seu compartimento de carga contenha algum material colhido no asteroide, talvez meio que por acaso. A dúvida foi resolvida depois de 13 de junho de 2010, quando a sonda desceu sobre a Austrália. Em 2013 a JAXA anunciou que foram coletados pela Hayabusa cerca de 1500 grãos de material extraterrestre, medindo cada cerca de 10 micrômetros.

._._.

1 menção

  1. A agência japonesa JAXA anunciou missão a uma lua de Marte para recolher amostras e trazer de volta a Terra » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] outros corpos celestes e depois voltar para casa. Por exemplo, a sonda da JAXA pousou com sucesso (Hayabusa) no asteroide Itokawa, coletou amostras e as transportou de volta à Terra em uma missão de 2003 […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!