O Brilhante e Massivo Aglomerado Globular Ômega Centauri por Roberto Colombari

Este enorme glóbulo de estrelas é mais velho que o nosso Sol

http://apod.nasa.gov/apod/image/1604/OmegaCen_Colombari_1833.jpg

O Aglomerado Globular Ômega Centauri por Roberto Colombari

Muito antes da Terra surgir, glóbulos antigos de estrelas se condensaram e têm orbitado a nossa jovem galáxia Via Láctea.

Dos cerca de 200 aglomerados globulares conhecidos que sobreviveram até hoje, Ômega Centauri é o maior e mais massivo, contendo mais de 10 milhões de estrelas, com massa estimada de (4,05±0,1)×106 M.

Ômega Centauri também é o aglomerado estelar mais brilhante visualmente, com magnitude aparente de 3,9 ele é observável para observadores dos céus do Sul em noites relativamente escuras mesmo a olho nu.

Catalogado como NGC 5139, Ômega Centauri reside a cerca de 15.800 ± 1.100 anos luz de distância e tem ‘apenas’ 86 ± 6 anos luz de raio, o que revela sua grande densidade estelar.

Diferentemente de vários outros aglomerados globulares, as estrelas de Ômega Centauri mostram idades distintas e diferentes traços de abundância química, indicando que o esse aglomerado estelar fechado globular  tem uma história bastante complexa ao longo dos seus 11,5 bilhões de anos de existência.

Fonte

APOD: Omega Centauri: The Brightest Globular Star Cluster – Crédito da imagem©: Roberto Colombari

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!