O grupo compacto de galáxias Hickson 91 em Piscis Austrinus por CHART32 e Johannes Schedler

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/NGC7214_70.jpg

O grupo compacto de galáxias Hickson 91 em Piscis Austrinus por CHART32 e Johannes Schedler

Ao rastrear os céus a procura de galáxias, o astrônomo canadense Paul Hickson e seus colegas identificaram cerca de 100 grupos compactos de galáxias, hoje apropriadamente chamados de HCG (Hickson Compact Groups).

Esta precisa visão telescópica captura um desses grupos compactos de galáxias, HCG 91, em um marcante nível de detalhes.

As três coloridas galáxias espirais de HCG 91 aparecem no centro do campo de visão. Os astrônomos julgam que o trio esteja amarrado entre si em um ‘cabo de guerra’ gravitacional, onde suas interações produzem tênues, porém visíveis, caudas de marés em uma extensão de 100.000 anos luz.

Seus encontros dispararam furiosos surtos de formação estelar. Dentro de algum tempo, em escalas cósmicas, o resultado do confronto será uma fusão em uma única galáxia maior, um processo hoje entendido como uma parte normal da evolução das galáxias, que inclui a nossa galáxia Via Láctea.

O grupo compacto HCG 91 reside a cerca de 320 milhões de anos de distância de nós na direção da constelação de Piscis Austrinus.

Uma inspeção cuidadosa, no entanto, detecta nessa impressionante imagem de campo profundo a evidência da presença de tênues caudas de maré a distâncias de 2 bilhões de anos luz.

Fonte

APOD: Hickson 91 in Piscis Austrinus – Crédito da imagem©: CHART32 Team;  Processada por – Johannes Schedler

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!