«

»

abr 10

10 de abril de 1813 – Joseph Louis de Lagrange

Não Há Dia Sem História

10 de Abril de 1813

Lagrange

Lagrange_portrait

Em 10 de abril de 1813, há 203 anos, faleceu o extraordinário matemático e astrônomo Joseph Louis de Lagrange.

Naturalizado francês (originalmente italiano, Giuseppe Luigi Lagrangia, nascido em Turim, mudou-se para Paris e tornou-se um cidadão francês), Lagrange fez importantes contribuições para a mecânica clássica, a mecânica celeste e a teoria dos números. Tornou-se professor de matemática em Turim, com a idade de 19 anos e mais tarde foi o sucessor Leonhard Euler como chefe da Academia de Ciências de Berlim.

Com pouco mais de 20 anos de idade, Lagrange foi reconhecido como um dos maiores matemáticos de todos os tempos, por causa de seus trabalhos sobre propagação de ondas e sobre máximos e mínimos em curvas.

Sua produção prodigiosa incluiu seu livro Mécanique analytique (iniciado em 1753 e concluído em 1788), a base para todo o trabalho mais tarde neste campo.

Diagrama que mostra onde fica o ponto de Lagrange L2, a 1,5 milhões de quilômetros da Terra onde reside a sonda WMAP.

Diagrama que mostra onde fica o ponto de Lagrange L2, a 1,5 milhões de quilômetros da Terra onde reside  atualmente a sonda WMAP.

Em astronomia, Lagrange estudou o problema dos três corpos para a Terra, Sol e a Lua (1764) e o movimento dos satélites de Júpiter (1766). Em 1772, Lagrange encontrou as soluções especiais para este problema que agora são conhecidas como pontos de Lagrange.

Os cincos pontos de Lagrange para o Sistema Terra x Sol. Os pontos L4 e L5 são estáveis e permitem hospedar objetos 'co-orbitais'.

Os cincos pontos de Lagrange para o Sistema Terra x Sol. Os pontos L4 e L5 são estáveis e permitem hospedar objetos ‘co-orbitais’.

Suas outras descobertas notáveis ​​incluem a do Lagrangiano, um operador diferencial que caracteriza o estado físico de um sistema.

Local onde jaz Lagrange no Panteão

Local onde jaz Lagrange no Panteão

No tempo de Napoleão, Lagrange se tornou senador e conde. Ele está enterrado no Panteão.

._._.

2 comentários

  1. Ane Marchon

    Poderia ter a opção: Compartilhar no Facebook e Twitter.

    1. ROCA

      Passa lá no Facebook na nossa página: https://www.facebook.com/eternosaprendizes.net

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!