Não Há Dia Sem História
26 de março de 2004
Cassini celebra 12 anos de viagens ao redor do Senhor dos Anéis
No dia 26 de março de 2004, há 12 anos, a NASA começava a apresentar fotografias de Saturno, tiradas pela sonda Cassini, que se aproximava do planeta gigante gasoso. A Cassini levava a bordo, além dos seus equipamentos próprios de pesquisa, uma pequena sonda, chamada Huygens, da Agência Espacial Européia – ESA, que faria um pouso, com pára-quedas, no maior satélite de Saturno, Titã.
Entre os planos da missão, estavam vários sobrevoos dos satélites de Saturno e passagens em meio aos anéis. É uma das mais ricas sondagens já feitas que tem trazido informações valiosíssimas.
A Cassini-Huygens fora lançada quase sete anos antes, em 15 de outubro de 1997, do Centro Espacial Kennedy. Sua fonte de energia, que está fazendo a sonda funcionar ainda hoje, é uma pilha de plutônio. A complexa navegação da Cassini incluiu sobrevôos de Vênus e da Terra, para aproveitar a assistência gravitacional a ganhar velocidade. A passagem “de raspão”, pela Terra, de uma espaçonave contendo plutônio, gerou temores de um risco de acidente com contaminação radiativa – que não houve.

Cassini fotografou todos os anéis de Saturno de uma só vez durante a ocultação de 15 de setembro de 2006
Hoje, Cassini-Huygens tem sido considerada uma missão altamente vitoriosa, um sucesso retumbante. Como recompensa, um prêmio para todos nós, em 2010 a Missão Cassini ganhou verbas adicionais e teve seu prazo estendido até 2017.
Milton W.
Comentários Recentes