Uma Aurora lembra uma Fênix voando sobre a Islândia por Hallgrimur P. Helgason

Todos os outros observadores de aurora tinham ido para casa… mas…

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/PhoenixAurora_Helgason_3130.jpg

Aurora lembra uma Fênix na Islândia – Crédito da imagem©: Hallgrimur P. Helgason

No entanto, às 03:30 na Islândia, em uma serena madrugada de setembro de 2015, muitas das auroras daquela noite já haviam evanescido. De repente, contudo, uma nova invasão de partículas solares afluiu do espaço sideral, acendendo novamente a atmosfera terrestre.

Dessa vez, surpreendentemente, uma cena de pareidolia aconteceu. A aurora criou um inusitado formato que nos lembra uma fênix gigantesca. Com sua câmera e equipamento a postos, o astrofotógrafo Hallgrimur P. Helgason agilmente capturou duas imagens dos céus e em seguida fotografou rapidamente uma terceira cena pegando a paisagem terrestre, para utilizar na criação da composição em destaque.

A montanha no plano de fundo é a montanha sagrada Helgafell, enquanto que o pequeno rio no primeiro plano é chamado de Kaldá, o rio gelado. O local da imagem reside a aproximadamente 30 quilômetros ao norte da capital da Islândia – Reykjavik. Observe as anotações de Judy Schmidt na imagem abaixo:

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/PhoenixAurora_Helgason_960_annotated.jpg

Uma Aurora Fênix sobre a Islândia por Hallgrimur P. Helgason com anotações de Judy Schmidt. 

Observadores celestes de plantão notarão logo acima da montanha, à esquerda, a constelação de Órion, enquanto o aglomerado estelar das Plêiades é visível logo acima do centro da foto.

Essa nova aurora durou apenas um minuto e jamais seria notada, perdida para sempre, provavelmente desfigurada em uma aberração visual se não tivesse sido afortunadamente capturada nesse mosaico digitalmente composto, mostrado na imagem em destaque.

Fonte

APOD: A Phoenix Aurora over Iceland – Crédito da imagem©: Hallgrimur P. Helgason; Anotações porJudy Schmidt

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!