Não Há Dia Sem História
16 de março de 1750
Caroline Lucretia Herschel
No dia 16 de março de 1750, há 266 anos, nascia, em Hannover, a astrônoma autodidata Caroline Lucretia Herschel, a quarta entre os seis filhos de Anna Ilse Moritzen.
Caroline e seu irmão, Wilhelm Herschel (1738-1822), nasceram numa família de músicos, o pai, Isaak Herschel, tocava oboé na Guarda Hannoveriana. Caroline e Wilhelm compartilharam um grande interesse por matemática e astronomia. Parece que, na relação entre eles, Wilhelm tentava ensinar a ela a matemática, enquanto ela se abstraía com as estrelas.
Wilhelm Herschel havia se mudado para Londres, onde fora tentar a vida como músico, pois era organista. Decorrido algum tempo, convidou Caroline, que havia ficado em casa, cuidando da cozinha da família. Ela aceitou o convite.
Foi uma sorte para a astronomia e também para Wilhelm, que ela tenha aceitado, pois a partir da chegada de Caroline, a vida de Wilhelm Hershel se encaminha para a astronomia, onde ele contribuiu imensamente.
Em 1795 Wilhelm Herschel construiu o telescópio [ foto acima ] para Caroline. Caroline se notabilizou pela descoberta de vários cometas, entre eles o 35P/Herschel-Rigollet e pela elaboração de um catálogo de nebulosas.
Caroline recebeu a Medalha de Ouro da Real Sociedade Astronômica em 1828. O asteróide 281 Lucretia (descoberto em 1888) foi nomeado em sua homenagem usando seu segundo nome e a cratera C. Herschel na Lua foi nomeada em sua honra.

Sir William Herschel e Caroline Herschel retratados em litogravura colorida – Crédito: Wellcome Library, London. Wellcome Images – images@wellcome.ac.uk
._._.
1 menção
[…] no céu. Sua luminosidade permite a observação via bons binóculos e foi descoberta por Caroline Herschel, Inglaterra, em 1783. NGC 253 é uma galáxia espiral situada que dista 13 milhões de anos-luz da […]