Não Há Dia Sem História
Vega 1 se aproximou do Cometa Halley
No dia 04 de março de 1986, há 30 anos, a sonda soviética Vega 1 aproximou-se do cometa de Halley e começou a capturar e enviar centenas de imagens do cometa até 08 março de 1986. As imagens da sonda Vega mostraram duas áreas brilhantes no cometa, que indicaram, após análises, a presença de dois jatos emitidos a partir do núcleo cometário. As imagens mostraram um núcleo enegrecido e o espectômetro de infravermelho mediu uma temperatura na faixa de 300 a 400 K, muito mais quente que o esperado de um objeto de gelo. As temperaturas indicaram que Halley tinha uma fina camada gasosa em sua superfície cobrindo seu corpo de gelo.
Vega 1 fez sua aproximação máxima do cometa de Halley em 6 de março chegando a cerca de 8.889 km (hora: 07:20:06 UT) do seu núcleo. Mais de 500 imagens foram registradas através de filtros distintos enquanto voava através da nuvem do gás em volta do coma. Embora a nave tenha sido atingida pela poeira, nenhum dos instrumentos foi prejudicado durante o flyby. Entre os resultados da missão estão a estimativa em 14 km da dimensão do núcleo cometário e o cálculo do seu período de 53 dias de rotação. Atualmente a sonda Vega 1 permanece em órbita heliocentrica.

Diagrama da missão Vega mostra a passagem por Vênus, a sua sub-sonda que penetrou na atmosfera do planeta e foi destruída no processo e a etapa final onde fotografou o cometa de Halley navegando através de seu coma.
O encontro com Halley foi a última fase da complexa missão Vega 1. A espaçonave investigou Vênus em 1985, enviando um módulo que penetrou na atmosfera do planeta. No diagrama acima está o esquema das atividades desta intricada e bem sucedida missão soviética.
Comentários Recentes