28 de fevereiro – Lançamento do Discoverer 1

Não Há Dia Sem História

Lançamento do Discoverer 1

No dia 28 de fevereiro de 1959, há 57 anos, foi lançado o DISCOVERER 1, o primeiro objeto artificial a circundar a Terra em órbita polar.

A missão DISCOVERER-1 foi lançada em 28 de fevereiro de 1959 e este foi o primeiro objeto a atingir uma órbita polar.

A missão DISCOVERER-1 foi lançada em 28 de fevereiro de 1959 e este foi o primeiro objeto a atingir uma órbita polar.

 

O satélite DISCOVERER 1 foi um teste da capacidade de desempenho do sistema de propulsão e orientação de satélites. O lançamento aconteceu a partir da Vandenberg Air Force Base usando um propulsor Thor-Agena A. Após o esgotamento do combustível do primeiro estágio, na velocidade de 28.529 km / h, atingido a altitude orbital, o sistema de orientação do segundo estágio orientou a nave por meio de jatos de nitrogênio pneumáticos. O motor segunda fase iniciou quando a atitude correta foi alcançada, colocando a nave em uma órbita polar, onde permaneceu até a reentrada em 17 de março de 1959.

O Discoverer 1 foi o primeiro objeto criado pelo homem colocado em uma órbita polar. Ocorreram dificuldades em receber sinais após o lançamento, mas o satélite transmitiu de forma intermitente depois. Uma vez que o objetivo era realizar teste do sistema, a nave levou apenas um protótipo do satélite de reconhecimento militar KH-1, ou seja, não levou câmeras ou filmes. Tratava-se de um programa militar de vigilância chamado Corona, que foi mantido em segredo até 1995.

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!