Petr Horálek: o X marca o lugar!

Esta imagem é surreal — literalmente!

http://www.eso.org/public/images/potw1608a/

O X Celestial por Petr Horálek

A composição fotográfica em destaque foi criada a partir de duas imagens e mostra o céu de janeiro visto a partir ambos os hemisférios (Sul – acima e Norte – abaixo).

A imagem foi montada pelo fotógrafo Petr Horálek, um dos Embaixadores Fotográficos do ESO. A parte superior da imagem foi obtida no Observatório do Paranal do ESO, no Chile e a parte inferior foi tirada na aldeia eslovaca Oravska Lesna, tendo depois as duas imagens sido combinadas nesta interessante panorâmica.

Um braço da distinta estrutura em X que se estende desde o alto da imagem à direita até abaixo à esquerda é o trilho da Via Láctea. A outra diagonal contém colunas resplandecentes de luz zodiacal. No centro da imagem, vemos um dos quatro pequenos Telescópios Auxiliares de 1,8 metros que compõem o Very Large Telescope do ESO (VLT).

Podemos ver ainda na parte inferior da imagem um brilho significativo causado pela poluição luminosa em Oravska, o que não se verifica na parte superior, devido à localização remota do Paranal.

Fontes

ESO: X Marks the Spot

Petr Horálek: The celestial X

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!