Estrelas mais massivas da Via Láctea esculpem a nebulosa NGC 6357

NGC 6357 é uma nebulosa que abriga algumas das mais massivas estrelas da Via Láctea. Clique na imagem para saber mais.

NGC 6357 processada por Johannes Schedler – Crédito da Imagem ©: CHART32 Team

Estrelas massivas residem dentro da NGC 6357, um complexo de expansivas nebulosas de emissão a cerca de 6.500 anos luz na direção da constelação do Escorpião (Scorpius).

De fato, posicionado próximo a centro dessa imagem da NGC 6357, capturada a partir de um telescópio terrestre, o aglomerado estelar Pismis 24 abriga algumas das mais massivas estrelas conhecidas dentro da nossa galáxia, com quase 100 vezes a massa do Sol.

A brilhante região central da nebulosa também contêm majestosos pilares de poeira e gás, nuvens moleculares que escondem massivas protoestrelas dos curiosos olhos que se utilizam de instrumentos óticos.

As formas intrincadas da nebulosa são esculpidas pelos ventos estelares e pela energética radiação emanada pelas recém-formadas estrelas massivas que limpam o gás e poeira original e fomentam o brilho da nebulosa de emissão.

Fortalecendo a aparência cavernosa da nebulosa, Johannes Schedler processou a imagem adicionando dados em banda estreita, resultando nessa composição enriquecida que utiliza o esquema de cores da paleta do Hubble.

Respectivamente, as radiações  emanadas pelos elementos enxofre, hidrogênio e oxigênio são mostradas em tons de vermelho, verde e azul.

Essa sedutora visão telescópica se estende por cerca de 50 anos-luz à distância estimada da NGC 6357.

Fonte

APOD: Massive Stars in NGC 6357 – Crédito da Imagem ©: CHART32 TeamProcessada por Johannes Schedler

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!