As nebulosas 1970s são eventualmente ignoradas pelos astrônomos, tais como este belíssimo grupo de nebulosas de reflexão em Órion, NGC 1977, NGC 1975 e NGC 1973. Essas nebulosas riquíssimas em nuances são em geral sobrepujadas pelo brilho substancial dos berçários estelares vizinhos imersos na Nebulosa de Órion.
O trio de nebulosas é encontrado ao longo da espada de Órion, o caçador, justamente ao norte do complexo de nebulosas de Órion. Essas três nebulosas de reflexão fazem parte da gigante nuvem molecular de Órion, a qual reside a 1.500 anos luz da Terra.
As nebulosas NGC 1977, NGC 1975 e NGC 1973 são dominadas pelo brilho característico em tons de azul associado ao pó interestelar refletindo a luz de estrelas quentes e jovens.
Nessa acurada imagem colorida uma porção da ‘Órion Nebula’ aparece ao longo da borda inferior do quadro e o aglomerado de nebulosas de reflexão se destaca no centro do panorama.
A NGC 1977 se espalha pelo campo celeste abaixo do centro, separada da NGC 1973 (acima e à direita) e da NGC 1975 (acima e à esquerda) por regiões mais escuras coloridas pelo tênue brilho avermelhado emitido pela excitação dos átomos de hidrogênio.
Tomadas em conjunto, as regiões escuras sugerem o formato de um homem correndo, em inglês, “running man nebula”, catalogada também como Sharpless 279.
Fonte
APOD: Reflections on the 1970s – créditos da imagem©: Adam Block, Mt. Lemmon SkyCenter, Universidade do Arizona
._._.
Comentários Recentes