«

»

jan 13

As 1970s: três nebulosas de reflexão em Órion por Adam Block

http://apod.nasa.gov/apod/ap160113.html

As 1970s – créditos da imagem©: Adam Block, Mt. Lemmon SkyCenter, Universidade do Arizona

As nebulosas 1970s são eventualmente ignoradas pelos astrônomos, tais como este belíssimo grupo de nebulosas de reflexão em Órion, NGC 1977, NGC 1975 e NGC 1973. Essas nebulosas riquíssimas em nuances são em geral sobrepujadas pelo brilho substancial dos berçários estelares vizinhos imersos na Nebulosa de Órion.

O trio de nebulosas é encontrado ao longo da espada de Órion, o caçador, justamente ao norte do complexo de nebulosas de Órion. Essas três nebulosas de reflexão fazem parte da gigante nuvem molecular de Órion, a qual reside a 1.500 anos luz da Terra.

As nebulosas NGC 1977, NGC 1975 e NGC 1973 são dominadas pelo brilho característico em tons de azul associado ao pó interestelar refletindo a luz de estrelas quentes e jovens.

Nessa acurada imagem colorida uma porção da ‘Órion Nebula’ aparece ao longo da borda inferior do quadro e o aglomerado de nebulosas de reflexão se destaca no centro do panorama.

A NGC 1977 se espalha pelo campo celeste abaixo do centro, separada da NGC 1973 (acima e à direita) e da NGC 1975 (acima e à esquerda) por regiões mais escuras coloridas pelo tênue brilho avermelhado emitido pela excitação dos átomos de hidrogênio.

Tomadas em conjunto, as regiões escuras sugerem o formato de um homem correndo, em inglês, “running man nebula”, catalogada também como Sharpless 279.

Fonte

APOD: Reflections on the 1970s – créditos da imagem©: Adam BlockMt. Lemmon SkyCenterUniversidade do Arizona

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!