Na Lua a Terra nunca ‘nasce’ ou se ‘põe’ no horizonte.

O ‘nascer’ da Terra a partir da Lua, capturado pela sonda robótica Lunar Reconnaissance Orbiter – créditos: NASA/GSFC/Arizona State U./Lunar Reconnaissance Orbiter
Se você se colocar na superfície da Lua, você verá a Terra praticamente imóvel nos céus. Isto é causado porque a Lua está em ressonância gravitacional 1:1 com a Terra e apresenta sempre a mesma face voltada na direção do nosso planeta.
Curiosamente, a imagem em destaque de fato retrata um ‘nascer-da-Terra’ sobre a borda do horizonte lunar. Essa imagem foi possível porque foi capturada a partir de uma espaçonave em órbita da Lua: a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).
De fato, a sonda robótica LRO orbita a Lua tão rapidamente que a partir dessa espaçonave a Terra parece ‘nascer no horizonte’ a cada duas horas, aproximadamente.
A imagem em questão capturou um desses cenários há cerca de três meses.
Em contrapartida, vista a partir da superfície da Terra, a Lua ‘nasce’ no horizonte uma vez por dia, o que é primariamente causado devido a rotação da Terra.
A LRO foi lançada em 2009 e tem orbitado a Lua desde então. A LRO criou um mapa em três dimensões da superfície lunar, e tendo pesquisado minuciosamente a Lua na busca pela água e possíveis bons candidatos a pousos de futuros veículos robóticos ou astronautas.
Fontes
LROC: Looking Over The Limb
APOD: Earthset from the Lunar Reconnaissance Orbiter – créditos: NASA/GSFC/Arizona State U./Lunar Reconnaissance Orbiter
._._.
Comentários Recentes