
Geminídeos sobre o complexo VLT no Monte Paranal por Stephane Guisard (TWAN)
A partir de um ponto radiante na constelação de Gêmeos, a anual chuva de meteoros Geminídeos caiu no planeta Terra.
Na noite de 13/14 de dezembro de 2015 os Geminídeos atingiram seu pico espetacular.
A composição em destaque de imagens, entretanto, capturada Stéphane Guisard (Los Cielos de America), mostra a chuva de meteoros durante seu pico, observada em 2012.
A notável paisagem celeste coletou as adoráveis ‘estrelas cadentes’ em uma cuidadosa composição de 30 exposições, cada uma com 20 segundos de duração. Stéphane Guisard realizou esse trabalho a partir fotografando os escuros céus do deserto chileno do Atacama sobre o Observatório no Monte Paranal do ESO (European Souther Observatory).
No primeiro plano vemos os quatro telescópios principais do VLT (Very Large Telescope), quatro Telescópios Auxiliares e o telescópio de rastreamento VLT Survey telescope, todos abertos, em atividades operacionais de observações do cosmos.
Vemos no quadro também o brilhante Júpiter (à esquerda), a constelação de Órion, (no topo, à esquerda), juntos com a luz da Via Láctea.
Os meteoros Geminídeos são escombros do asteroide ativo 3200 Phaethon, que entram na atmosfera terrestre, viajando a cerca de 22 quilômetros por segundo.
Fonte
APOD: When Gemini Sends Stars to Paranal – crédito da imagem ©: Stéphane Guisard (Los Cielos de America), TWAN
._._.
Comentários Recentes