A lua congelada de Saturno Enceladus posa acima dos anéis gigantes de gelo de Saturno nessa imagem capturada pela espaçonave robótica Cassini.
A dramática cena foi capturada em 29 de julho de 2015, enquanto a Cassini cruzava logo abaixo do plano dos anéis, com suas câmeras olhando para trás praticamente na direção do Sol a cerca de 1 milhão de quilômetros da lua brilhante em fase crescente.
Com 500 quilômetros de diâmetro, Enceladus é uma lua surpreendente ativa. Seus notáveis gêiseres criogênicos no polo sul são bem visíveis ativos na parte escura, ao sul da lua.
De fato, os dados coletados durante os voos rasantes da Cassini (flybys) através de anos acabaram por revelar recentemente a presença de global oceano global subsuperficial de água líquida abaixo da crosta de gelo de Enceladus.
Demonstrando a surpreendente extensão da água líquida, uma análise cuidadosa sugere que a superfície da lua e o seu núcleo não são rigidamente conectados, Enceladus se agita para frente e para trás ligeiramente ao longo de sua órbita.
Fonte
APOD: Enceladus: Ringside Water World – créditos da imagem: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA
._._.
2 menções
[…] dos “flybys” (voos rasantes) da Cassini sobre Enceladus foram dedicados na intenção de entender a estrutura interior dessa lua fascinante e o seu […]
[…] A lua congelada de Saturno Enceladus posa acima dos anéis gigantes de gelo de Saturno nessa imagem capturada pela espaçonave robótica Cassini. […]