«

»

nov 18

Bola de Fogo capturada nos Alpes Suíços entre a nebulosa de Órion e a supergigante Rigel por Ivo Scheggia

O que aconteceu com esse meteoro?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1511/OrionFireball_Scheggia_2136.jpg

Bola de Fogo da chuva de meteoros Taurídeos capturada nos Alpes Suíços entre a Nebulosa de Órion e a supergigante azul Rigel – crédito da imagem ©: Ivo Scheggia

Alguns dias atrás uma bola de fogo brilhante foi fotografada nos Alpes na Suíça enquanto explodia nos céus.

Essa bola de fogo, provavelmente um escombro proveniente da chuva de meteoros Taurídeos, foi particularmente notável não apenas pelo grande brilho da explosão, mas também pelas raras faixas de cor alaranjada criadas pelo fenômeno, que perduraram por alguns minutos.

Inicialmente, o brilho laranja parecia que a trilha do meteoro estava em fogo. No entanto, a luz laranja, denominada como trilha persistente, não se originou pelo fogo e nem pela luz solar refletida na fumaça.

De fato, o brilho da trilha persistente foi irradiado pelos átomos da atmosfera terrestre no caminho do meteoro, os átomos que tiveram elétrons arrastados e que emitiram luz quando readquiriram seus elétrons.

Trilhas persistentes em geral se dispersam, assim, essa exposição de 3 minutos de duração capturou a inicial dispersão provocada pelo vento desses íons brilhantes formados no evento.

A imagem em destaque foi capturada enquanto o astrofotógrafo Ivo Scheggia estava tentando enquadrar a famosa Órion Nebula, visível acima, à esquerda da foto.

A brilhante estrela supergigante azul Rigel, parte da constelação de Órion, aparece em destaque à direita do quadro. Em novembro de 2015 as bolas de fogo da chuva dos Taurídeos , um fenômeno associado ao cometa Encke, continua ativa embora o pico já tenha se encerrado. Enquanto isso a mais ativa chuva de meteoros Leonídeos também está em atividade em novembro.

Fonte

APOD: A Blazing Fireball between the Orion Nebula and Rigel – crédito da imagem©: Ivo Scheggia

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!