A nebulosa do Pelicano (IC 5070) tem sido lentamente transformada por diversos processos.
A nebulosa IC 5070 está dividida a partir da grande nebulosa América do Norte (NGC 7000 – North America Nebula) por uma nuvem molecular repleta de poeira cósmica enegrecida. Particularmente, o Pelicano recebe muito estudo porque se trata de uma mistura particularmente ativa de formação estelar e nuvens de gás em evolução.
A fotografia em destaque foi produzida em três cores especificas a partir da radiação emitida pelos elementos: enxofre, hidrogênio e oxigênio, os quais nos ajudam a melhor compreender as interações que ocorrem por lá.
A radiação emanada pelas estrelas jovens e energéticas está transformando lentamente, esquentando o frio gás interestelar, avançando a fronteira entre ambos, conhecida como frente de ionização, visível em laranja brilhante à direita da imagem.
Especificamente, densos tentáculos de gás frio ainda persistem. Milhões de anos a partir da agora, esta nebulosa não será conhecida como o Pelicano, uma vez que o balanço e o posicionamento das estrelas e do gás estarão demarcando um desenho completamente diferente do que vemos hoje.
Fonte
APOD: The Pelican Nebula in Gas, Dust, and Stars – crédito da imagem©: Roberto Colombari
._._.
1 menção
IC 5070: um ‘poeirento’ Pelicano em Cygnus por Steve Richards (Chanctonbury Observatory) » O Universo - Eternos Aprendizes
21/11/2016 às 11:09 (UTC -3) Link para este comentário
[…] como IC 5070, essa nuvem interstelar de poeira e gás é encontrada justamente na “costa leste” da Nebulosa […]