IC 2118: Jeff Signorelli retrata a nebulosa da Cabeça da Bruxa

http://apod.nasa.gov/apod/image/1510/IC2118_A_full.jpg

IC 2118 por Jeff Signorelli

Double, double toil and trouble; Fire burn, and cauldron bubble […]

Macbeth – William Shakespeare (1564-1616)

Talvez Macbeth devesse ter consultado a Nebulosa Cabeça de Bruxa. Trata-se de uma nebulosa de reflexão em forma assustadora, uma anciã cósmica que reside a cerca de 800 anos-luz de distância da Terra. Seu semblante malévolo parece ‘olhar’ na direção da estrela próxima e brilhante Rigel na constelação de Órion, que não aparece na imagem, pois está fora na borda direita desse quadro.

Conhecida formalmente por IC 2118, essa nuvem interestelar de poeira e gás tem um diâmetro estimado em 70 anos luz. Seus grãos de poeira refletem a energética luminosidade da estrela supergigante azul Rigel.

Nessa composição fotográfica, a cor da nebulosa é causada não só pelo brilho intenso azulado da supergigante Rigel mas também pela dispersão da luz causada pelos grãos de poeira que espalham a cor azul mais eficientemente que a cor vermelha. O mesmo processo físico faz como que o céu na Terra ao longo do dia seja também azulado, embora o espalhamento do azul aqui na Terra seja efetivamente causado pelas moléculas do nitrogênio e do oxigênio.

Para saber mais sobre IC 2118 e Rigel, leia:rp_rigel_witch_andreo-720x549.jpg

Rigel e a Nebulosa da Cabeça da Bruxa sob a lente de Rogélio Bernal Andreo

Fonte

APOD: The Witch Head Nebula – crédito© da imagem: Jeff Signorelli

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!