M94: uma galáxia próxima com surto explosivo de formação estelar

http://apod.nasa.gov/apod/image/1510/M94_hst1542a_1280.jpg

Messier 94 – uma galáxia vizinha com surto de formação estelar. Créditos: NASA/ESA/Hubble

O belíssimo universo-ilha Messier 94 reside a 15 milhões de anos luz de distância na direção da constelação boreal ‘cães de caça’, Canes Venatici.

M94 é um alvo popular para a observação pelos astrônomos terrestres por se tratar de uma galáxia espiral de 30.000 anos luz de diâmetro, com sua face virada frontalmente para nós. Seus braços espirais se espalham muito além das fronteiras do seu largo disco central.

No entanto, este campo de visão capturado pelo Hubble Space Telescope cobre cerca de 7.000 anos luz abrangendo o núcleo central da M94.

Esse close-up da galáxia examina o compacto e brilhante núcleo, com suas proeminentes faixas internas de poeira, envolvidas por notáveis anéis enriquecidos por estrelas jovens massivas.

Os cientistas estimam que as estrelas massivas dos anéis têm idades na faixa dos 10 milhões de anos, indicando que a M94 tem sido alvo de uma era bem definida de rápida formação estelar.

Como resultado, embora o núcleo brilhante seja típico de uma galáxia ativa da classe Seyfert, a M94 é também conhecida como uma ‘starburst galaxy’ (galáxia com surto explosivo de formação estelar).

Aproveitando que a Messier 94 está relativamente próxima, os astrônomos podem explorar minuciosamente as razões dessa explosiva formação estelar galáctica vizinha.

http://www.cosmotography.com/images/small_new_m94.html

M94 e seus braços espirais em uma perspectiva pancromática. Crédito ©: R Jay Gabany (Blackbird Obs.) – Colaboração: I. Trujillo, I. Martinez-Valpuesta, D. Martinez-Delgado ( IAC); J. Penarrubia (IoA Cambridge) & M. Pohlen (Cardiff)

Fontes

APOD:

Hubble Space Telescope: Starburst galaxy Messier 94

._._.

1 menção

  1. […] galaxies” (galáxias com surto explosivo de formação estelar), tais como a M82, a M94, a NGC 253, a NGC 3310, a NGC 1313 e a UGC 11411, todas essas já abordadas aqui em nosso blog […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!