Cassini fornece novas imagens do polo norte da lua Enceladus em um inédito nível de detalhes

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/pia19660.jpg

A sonda Cassini da NASA deu um voo rasante na lua congelada de Saturno, Enceladus, em 14 de outubro de 2015, capturando esta impressionante imagem do polo norte lunar. Créditos: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

A sonda Cassini da NASA transmitiu as melhores imagens de todos os tempos do extremo norte da lua Enceladus, em Saturno. A espaçonave robótica obteve as fotos durante o novo voo rasante de 14 de outubro de 2015, passando a 1.839 km da superfície da lua.

Com base em imagens de baixa resolução da missão Voyager, os cientistas esperavam que a região polar norte de Enceladus estivesse repleta de crateras, mas agora, novas imagens de alta resolução obtidas pela Cassini mostram uma paisagem com fortes contrastes.

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/pia20010.jpg

Esta imagem de Enceladus pela Cassini mostra terreno repleto de crateras em volta do polo norte da lua. Créditos: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Paul Helfenstein, membro da equipe de imagem da Cassini, Universidade de Cornell, Ithaca, Nova Iorque esclareceu:

As regiões ao norte são atravessadas por uma ‘rede aracnídea’ de fissuras finas que cortam as crateras. Estas fissuras finas estão por toda a parte em Enceladus e agora vemos que se estendem também pela superfície do norte lunar.

O próximo encontro da Cassini com Enceladus está planejado para o dia 28 de outubro de 2015 e a espaçonave vai passar a apenas 49 quilômetros do polo sul lunar. Durante o encontro, a Cassini fará o seu mergulho mais profundo pela plumas geladas da lua, “provando” a química do oceano extraterrestre que se encontra sob o gelo.

Os cientistas da missão Cassini esperam que os dados desse “flyby” forneçam evidências sobre a atividade hidrotermal que ocorre no oceano subsuperficial de Enceladus, além de trazer mais informações sobre a química oceânica. Essas características estão ambas relacionadas com a potencial habitabilidade de Enceladus.

A passagem rasante final da Cassini por Enceladus será levada a cabo no dia 19 de dezembro de 2015 e irá medir a quantidade de calor que vem do interior da lua. Cassini passará a uma altitude de 4.999 quilômetros.

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/pia20011.jpg

A sonda Cassini retratou este trio de crateras relativamente próximas entre si à medida que se aproximava de Enceladus para o voo rasante do dia 14 de outubro de 2015. Créditos: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte

NASA: Closest Northern Views of Saturn’s Moon Enceladus

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!