Hoje, 27 de setembro de 2015, à noite a Lua Cheia brilhante atenuará sua luminosidade e ficará avermelhada.
Contudo, a Lua de hoje à noite estará particularmente mais brilhante pois se mostra na fase cheia justamente quando atinge a maior proximidade da Terra em sua órbita elíptica.

Comparação ente a ‘microlua’ de 04 de abril de 2015 (apogeu) e a ‘superlua’ de 27-28 de setembro de 2015 (perigeu).
De fato, devido as medidas de diâmetro aparente e brilho a Lua Cheia de hoje foi sido designada informalmente como uma ‘superlua’, muito embora a expressão super seja na verdade superestimada pois a Lua se apresentará apenas ligeiramente mais larga e mais brilhante em relação a que vemos corriqueiramente.
Em termos numéricos (ver na imagem acima uma comparação visual), a Lua no perigeu (a maior aproximação) é 14% maior visualmente que a Lua no apogeu (o maior afastamento). Isso representa um aumento no brilho de 30% entre o perigeu e o apogeu.
Muitos astrônomos, profissionais ou amadores, não apreciam do termo “superlua”. A observação de uma visível diferença entre uma Lua Cheia e uma “superlua” pode ser imperceptível para a maioria, exceto, é claro, para os observadores mais fiéis.
Alan MacRobert, editor sênior da revista Sky & Telescope, comentou:
Não seria como a diferença entre um homem comum e o “super-homem”. Realmente o perigeu lunar deveria ser chamado de uma “lua ligeiramente maior”, em vez de “superlua”.
Coincidentemente, hoje nossa Lua terá seu brilho atenuado para um vermelho escuro uma vez que teremos também eclipse total lunar em andamento, um episódio que ocorre quando a Lua é obscurecida pela sombra da Terra.
A tênue cor lunar avermelhada é resultante de um resíduo da luz solar espalhada e desviada pela atmosfera terrestre que consegue atingir a Lua durante o eclipse. Confira no diagrama abaixo:
A Lua de hoje à noite também tem sido chamada, desde a antiguidade, por ‘Lua da Colheita’ uma vez que ocorre próxima ao equinócio de setembro, sinalizando a colheita dos grãos no hemisfério norte terrestre.
O fato notável aqui é que os eclipses de ‘superlua’ são relativamente raros, o último eclipse total da Lua no perigeu ocorreu em 1982 e o próximo será em 2033.
O eclipse lunar total de 27-28 de setembro de 2015 irá durar mais de uma hora e será melhor visualizado a partir da América do Norte logo após o pôr-do-sol, na América do Sul no meio da noite e na Oeste da Europa antes do nascer do Sol.
Aproveitem, pois os próximos eclises totais da Lua serão em 2018, clique nas datas para saber detalhes:
Data do eclipse total lunar: | Visível em: |
31 de janeiro de 2018 | Ásia, Austrália, Oceano Pacífico, oeste América do Norte |
27 de julho de 2018 | América do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália |
Eclipse ao Vivo:
Fontes
APOD: Tonight: A Supermoon Lunar Eclipse – Créditos do Vídeo: NASA‘s GSFC, David Ladd (USRA) & Krystofer Kim (USRA)
Phys.org: Supermoon plus eclipse equals rare sky show Sunday night
NASA: What is a Supermoon Lunar Eclipse?
._._.
1 menção
[…] 27 de setembro de 2015: aprecie o Eclipse da ‘Super Lua’ […]