Uma belíssima aurora espiral na Islândia capturada por Davide Necchi

O que acontece nos céus? Aurora!

http://apod.nasa.gov/apod/image/1509/AuroraIceland_Necchi_1280.jpg

Aurora em espiral sobre a Islândia – Crédito da imagem©: Davide Necchi

Capturada no mês passado (agosto de 2015), esta aurora foi notável para os habitantes da Islândia pela sua grande luminosidade e rápida evolução.

As auroras resultam de tempestades solares, onde as partículas de alta energia expulsas do astro-rei seguem pelo espaço até penetrar através de uma brecha na protetiva magnetosfera terrestre, alguns dias depois.

Embora um padrão espiral aqui seja claramente discernido, nós, criativos humanos, imaginamos o brilho complexo como uma aparição atmosférica de ícones comuns.

No primeiro plano da imagem em destaque está o Rio Ölfusá, enquanto as luzes iluminam no horizonte à direita uma ponte na cidade de Selfoss.

Logo abaixo das nuvens em baixa altitude surge uma Lua quase cheia.

Sobre a Atividade Solar

A vívida atividade solar e as resultantes auroras na Terra estão lentamente diminuindo a medida que o Sol emerge do máximo solar de atividade superficial e evolui na direção de um período historicamente mais calmo dentro do ciclo de 11 anos.

De fato, os astrônomos especializados no Sol que estudam o clima espacial estão aguardando para ver se próximo mínimo solar será tão incomumente quieto como o último mínimo, no qual ocorreram períodos com meses de duração sem nenhuma mancha solar discernível e sem quaisquer outros fenômenos solares.

Fonte

APOD: A Spiral Aurora over Iceland – Crédito da imagem©: Davide Necchi

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!